Meio Ambiente |

Encerramento da capacitação de catadores de rua de Paulista ocorre nesta quarta-feira (24)

O fechamento da capacitação que os catadores de recicláveis de rua da Cidade do Paulista vêm recebendo acontece nesta quarta-feira (24), a partir das 9h, no Centro Administrativo – Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape 1 - da Prefeitura Municipal. A iniciativa ocorre através do Programa Rescate, do governo estadual, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), e através do governo federal.

Em Paulista, a articulação para que a qualificação fosse realizada foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente (SEDURTMA) com os governos estadual e federal. O objetivo é capacitar os catadores de rua, lixão, cooperativa e associação, proporcionando a inclusão cidadã e o apoio à geração de renda.

Ao final da formação, os participantes receberão apostilas, certificado, fardamento, kit de EPI – Equipamento de Proteção Individual -  e doação de cesta básica.

Rescate - Cidadania para catadores e catadoras de Pernambuco

De iniciativa da SETEQ, o projeto atua com empreendimentos econômicos solidários e redes de cooperação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte.

O Rescate fortalece a organização produtiva dos catadores e a importância, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade, do trabalho que eles realizam, além de gerar renda e superação de situações de pobreza extrema em várias cidades.