IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Cultura |

Entenda como surgiu a expressão santinho do pau oco


Você já deve ter ouvido essa expressão algumas vezes, mas nunca deve ter parado pra pensar o porquê falamos tanto em “santinho do pau oco”, não é mesmo? Para muitos, a frase é popularmente utilizada para designar um individuo de caráter duvidoso. Entenda historicamente o motivo pelo qual costumamos também usar a expressão para falarmos de pessoas, mentirosas, hipócritas ou falsas.

Segundo historiadores, a origem da expressão surge ainda no Brasil colônia, por volta do século XVII. Alguns estudiosos afirmam que a frase teria surgido em Minas Gerais, quando o país estava no auge da mineração. Nesta época o ouro era o mineral mais explorado da época.

Para driblar as cobranças de altos impostos, os mineiros sonegavam o Quinto – imposto de 20% que a coroa portuguesa cobrava de todos os metais preciosos garimpados no Brasil. Nesta época, os santos eram esculpidos nas madeiras oca e, posteriormente cheios de ouro em pó, fazendo com que o ouro passasse pelas casas de fiscalização sem prestar contas às casas de fundição.

Neste período era proibida a circulação de metais preciosos, caso não fossem registrados junto ao governo. As casas de fundição era o órgão responsável pela arrecadação dos tributos sobre a mineração.

Existe também outra versão para a expressão “santinho do pau oco”, a segunda acredita que as imagens de santos, vinham de Portugal, também no Brasil colônia, recheadas de dinheiro falso. Apesar das duas versões, todos sabem que a frase ultrapassou gerações e continua sendo usada sempre que aparece alguém que tenta fazer alguma fraude, ou iludir as pessoas. 

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441