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Direitos Humanos/Cidadania | 22/08/2018

Saiba como funciona o serviço do Disque Direitos Humanos (Disque 100)

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Considerado o “pronto socorro” dos direitos humanos, o
serviço do Disque 100, que faz parte do Ministério dos Direitos Humanos, recebe
denúncias de situações graves de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda
estão em curso.
As ligações podem ser feitas de todo o
Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço
funciona 24 horas por dia, incluindo
sábados, domingos e feriados. 

O Disque 100 recebe,
analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos
seguintes grupos: crianças e adolescentes, pessoas idosas e com deficiência,
pessoas com restrição de liberdade, LGBT, pessoas em situação de rua,
discriminação ética ou racial, trabalho escravo, dentre outros.





As denúncias poderão
ser anônimas ou, quando solicitado pelo denunciante, é garantido o sigilo da
fonte das informações.
A denúncia será analisada e
encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos
humanos, respeitando as competências de cada órgão.

Fonte: Ministério dos Direitos Humanos


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