Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Conheça a Síndrome do Choque Tóxico, doença que pode ser fatal

Saúde | 25/08/2016

Conheça a Síndrome do Choque Tóxico, doença que pode ser fatal

Compartilhe esta notícia:

Já ouviu falar na Síndrome do Choque Tóxico? É uma emergência médica muito rara que afeta menos de mil pessoas por ano no Brasil, mas que tem relação com coisas rotineiras como: cirurgias, feridas abertas e o uso de absorventes internos. A mortalidade varia entre 30 e 70% dos casos e desde 1996 os registros estão sendo associados ao uso de tampões. 


 


A síndrome é causada por uma toxina bacteriana produzida pelas bactérias Gram-positivas Staphylococcus aureus ou Staphylococcus  pyogenes. Nos primeiros casos identificados, em 1978, o mal estava relacionado ao acúmulo de sangue menstrual em absorventes íntimos por mais um dia. Hoje os fabricantes desse tipo de absorvente mudaram os produtos usados na fabricação e agora a Síndrome do Choque Tóxico está muito mais ligada à feridas de pele não esterilizadas adequadamente ou após uma cirurgia geral.


 


- Sintomas:


Dor local: abdômen ou músculos


No corpo: febre alta, pressão baixa, calafrios, desmaio, fadiga ou tontura


No aparelho gastrointestinal: diarreia, náusea ou vômito


Na pele: descascamento ou erupções


Também comum: disfunção orgânica, confusão mental, dor de cabeça, dor de garganta, respiração acelerada ou secreção vaginal


 


- Tratamentos:


Medicamentos: Antibiótico e Antibiótico penicilina


Cuidados médicos: Hidratação e Ventilação mecânica


Especialistas que tratam o mal: Médico de doenças infecciosas, Médico de cuidados críticos, Pediatra, Clínico geral, Cirurgião, Ginecologista e obstetra e Médico de emergência.


 


Imagens: