Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Saiba como reagir e até salvar uma vida em caso de engasgo

Saúde | 17/08/2016

Saiba como reagir e até salvar uma vida em caso de engasgo

Compartilhe esta notícia:

Quando um objeto obstrui a garganta e restringe o fluxo de ar, ocorre o engasgo. No caso dos adultos, a causa mais comum para o problema são pedaços de alimentos. Já em crianças, a origem da obstrução pode estar em brinquedos, moedas ou outros itens pequenos que podem acabar alojados na garganta ou na traqueia. 

 

O engasgo também pode ser decorrente de um trauma que acompanha um ferimento, do consumo de álcool ou de inchaço provocado por uma reação alérgica grave.

 

Se a vítima não receber os primeiros socorros básicos, a falta de ar causada pelo bloqueio das vias respiratórias pode levar a danos cerebrais e até mesmo à morte por asfixia. Por isso é essencial saber como proceder nesta situação, seja para salvar a sua própria vida ou a de outra pessoa.

 

Confira então algumas que podem salvar vidas em caso de engasgo (válido para adultos e crianças acima de um ano): 

* Os tapas nas costas:

– Fique ao lado e um pouco atrás da vítima.

– Incline a vítima para a frente segurando seu peito com uma mão, o que fará com que o objeto bloqueando suas vias aéreas não vá mais profundo na traqueia.

– Dê no máximo 5 tapas entre as omoplatas. Cada tapa tem como objetivo provocar um movimento de tosse para desalojar o objeto.

– Depois de cada tapa, verifique se o objeto foi rejeitado ou não. Se for o caso, a vítima retoma a respiração e tosse.

 

* As compressões abdominais:

– Fique atrás da vítima de engasgamento e coloque seu braço em torno da parte superior do seu abdômen.

– Incline a vítima para a frente.

– Coloque um dos seus punhos fechado entre o umbigo e a extremidade inferior do esterno da vítima.

– Segure o punho com a outra mão. Pressione o punho fortemente contra você e para cima. Repita este procedimento no máximo 5 vezes.

 

* O que fazer quando a pessoa engasgada não consegue responder?

 

Mesmo que a vítima não possa responder, verifique se ela está consciente. As vítimas de engasgamento não conseguem falar, respirar ou tossir, mas podem fazer assobios, sinais com as mãos ou tentar tossir sem fazer barulho.

 

Se a vítima ficar inconsciente, coloque-a suavemente no chão e alerte imediatamente os serviços de emergência (SAMU ou Bombeiros) e realize uma reanimação cardiopulmonar começando por 30 compressões torácicas. Continue fazendo a reanimação cardiopulmonar até a chegada da emergência ou até a vítima retornar a respirar normalmente.


Imagens:

Compartilhe: