Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Cupim: saiba como controlar uma das principais pragas urbanas

Saúde | 16/08/2016

Cupim: saiba como controlar uma das principais pragas urbanas

Compartilhe esta notícia:

Quem nunca teve um móvel ou objeto de estimação estragado por cupins? Dentre as pragas urbanas o cupim é o que causa mais estrago com seu poder de destruição. Os ataques às moradias podem se limitar a um ou outro cômodo ou espalhar-se por toda a casa. As grandes infestações só são notadas depois de muito tempo depois da invasão inicial. No ambiente caseiro, o cupim prefere objetos de madeira, como: portas, batentes, janelas, móveis.

 

Veja algumas dicas para prevenir-se:

* Ao comprar qualquer objeto de madeira, verifique se não há indícios de cupins;

* As portas e janelas com telas impedem a entrada de pragas no ambiente;

*Aplicar verniz nos locais que tenham madeira;

* Consertar vazamentos e infiltrações, pois a umidade é um paraíso para essa praga;

Caso já tenha descoberto um foco, existem várias receitas caseiras para combater a ação dos cupins: como soluções a base de vinagre, óleo de cravo ou laranja, querosene, lubrificante, bórax ou inseticida. 

 

Receita de solução com vinagre para combater o inseto:

Como fazer: Em uma garrafa com tampa spray faça uma mistura meio a meio de vinagre e água, ou use o vinagre puro mesmo. Depois é só misturar e pulverizar o local onde os vilões estão instalados. Identificam-se os locais que tem cupins pelos furinhos apresentados na madeira, se ela estiver oca, ou você perceber a presença daquele pó, que nada mais é do que às fezes do bichinho.

 

Esses pequenos vilões vivem em uma sociedade extremamente organizada, onde cada um desempenha uma função, são eles: 

 

• Rainha e rei: indispensável para qualquer colônia tem como função acasalar e ovopositar. A rainha produz milhares de ovos por ano, eles possuem cerca de 3 mm de comprimento e ficam incubados por duas semanas. A perspectiva de vida da rainha é de 25 a 50 anos.

• Reprodutores: eles desenvolvem órgãos sexuais e asas. Seus olhos tornam se funcionais.  Em determinada fase da vida alguns cupins deixam a colônia para iniciar novos focos.

• Reprodutores secundários: caso o rei ou rainha morram esse grupo fornece os substitutos.

• Operários: Estéreis e cegos são ávidos por celulose, trabalham 24 horas por dia, fornecem alimento para os outros integrantes da colônia e protegem o rei e a rainha, e cuidam dos ovos.

• Soldados: defendem a colônia dos inimigos, principalmente formigas.

 

Os cupins preferem ambientes úmidos e escuros e deslocam-se em galerias cavadas dentro da madeira, construindo pequenos canais. Somente o interior da madeira é danificado, por isso demoramos a detectar sua ação.

 


Imagens:

Compartilhe: