PAULISTA > Notícias > Vigilância Sanitária apreende 45kg de produtos impróprios para consumo na segunda de Carnaval

Saúde | 09/02/2016

Enquanto os foliões curtiam os shows no polo do Forte de Pau Amarelo, inspetores da Vigilância Sanitária do Paulista realizavam nesta segunda-feira de Carnaval diversas visitas aos estabelecimentos comerciais da localidade. Os profissionais estavam preocupados com a prevenção das Doenças Transmitidas por Alimento (DTA) – que pode provocar vômito e diarreia em pessoas de todas as idades. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, 23 inspeções foram realizadas envolvendo o comércio formal e informal. Durante o trabalho, a equipe da prefeitura apreendeu 45kg de produtos impróprios para consumo, entre eles, carnes, peixes e linguiças. Além disso, sete litros de bebidas foram levados pelos profissionais da Vigilância. Num dos estabelecimentos, a caixa de gordura estava transbordando, pondo em risco os alimentos que estavam sendo acondicionados nos freezers.

Os proprietários foram notificados e tem até quinta-feira (11.02) para comparecer à sede da Secretaria de Saúde, que fica na Rua Cleto Campelo, s/n, Centro da cidade. Caso contrário, o responsável poderá ter o estabelecimento interditado.

Essa ação da Vigilância Sanitária faz parte de uma série de iniciativas que a Prefeitura do Paulista está colocando em prática durante a folia de Momo. Outra ação de destaque é o trabalho de prevenção â violência contra o público feminino. Técnicas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres realizaram um trabalho educativo e de orientações com os foliões que aguardavam o desfile do bloco Cavalo Branco, em Maranguape II.

Equipes das secretarias de Administração das Regionais e do Desenvolvimento Urbano também estão empenhados na organização do comercio informal durante os desfiles dos blocos e no polo do Forte. O reforço na organização conta com o efetivo de 30 homens da Diretoria de Limpeza Urbana.

SAÚDE – O polo do Forte de Pau Amarelo está com um reforço importante no atendimento às vitimas de acidentes e/ou de violência. Nesta segunda, duas ambulâncias, uma viatura do SAMU e uma unidade de atendimento pré-hospitalar estavam de prontidão durante os shows no local. As equipes também dão suporte aos desfile dos blocos.