Controladoria Geral |

Portal da transparência do Paulista está perto de sair do papel

Com a proposta de traçar estratégias para a implantação do portal da transparência, gestores da Prefeitura do Paulista se reuniram nesta terça-feira (29.12), na Secretaria de Planejamento e Gestão, em Jardim Paulista Baixo. O encontro serviu para definir o passo a passo deste processo, que vai permitir à população ter acesso a dados importantes sobre a gestão municipal, como receitas, despesas, convênios, licitações, entre outros. A ideia é de que a ferramenta esteja em funcionamento nos primeiros meses de 2016.

Durante a reunião, ficou estabelecido que cada secretaria envolvida terá de indicar representantes para compor um grupo de trabalho, que terá a missão de tocar o processo de implantação do portal. Esses servidores serão responsáveis, entre outras coisas, pela alimentação de dados no sistema. Antes de usar da ferramenta, eles serão capacitados por técnicos da Controladoria Geral da União (CGU).

O portal da transparência que será usado por Paulista é o mesmo elaborado pela Prefeitura do Recife, por meio da Emprel (Empresa Municipal de Informática do Recife). O sistema, inclusive, chegou a ser premiado, em 2014, como o melhor de todas as capitais brasileiras e o segundo mais bem conceituado do País. Recentemente, colocou a capital pernambucana como a mais transparente do Estado.

Em Paulista, a ferramenta ficará sob o comando da Controladoria Geral do município. O órgão terá o apoio das demais secretarias de governo, além dos técnicos da Emprel.