PAULISTA > Notícias > Paulista lança projeto voltado para mulheres gestantes e puérperas do município

Políticas Sociais | 22/03/2024

Paulista lança projeto voltado para mulheres gestantes e puérperas do município

“Barriga Cheia” garante cestas básicas, kit enxoval e serviços de assistência social e de saúde para as beneficiárias

A Prefeitura do Paulista lançou, nesta sexta-feira (22.03), o Projeto Barriga Cheia, que visa apoiar integralmente adolescentes e jovens gestantes em situação de vulnerabilidade social. O evento aconteceu no Centro Administrativo, em Maranguape I.

A iniciativa faz parte do Programa Paulista + Social, da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, que envolve também os serviços que estão sendo lançados ao longo do mês de março, como o Projeto Família Acolhedora e o recém- inaugurado Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (POP). A ação é realizada juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, a iniciativa irá desenvolver um acompanhamento a partir do primeiro mês de gestação até o puerpério, por meio de ações de acolhimento, prevenção e apoio no desenvolvimento social. O programa também envolve orientações e encaminhamentos para cursos profissionalizantes, cuidados com os filhos e sexualidade, dentre outros.

“Vamos viabilizar a garantia dos direitos para as mulheres gestantes que não têm o suporte familiar, apoio do pai da criança e não contam com  estabilidade financeira adequada para garantir o mínimo para o bebê. Elas vão receber cestas básicas orientadas por nutricionistas para garantir uma alimentação saudável, ter um amparo psicológico, com assistente social, além de receber um kit enxoval. As inscritas vão ser orientadas a ter um acompanhamento de pré-natal e serão beneficiadas com os serviços necessários da Secretaria de Saúde”, contou Kelly Tavares.

Para usufruir do serviço, é preciso atender a alguns critérios, como: ter idade entre 14 e 25 anos, em situação de vulnerabilidade social, possuir Número de Inscrição Social (NIS), ser munícipe do Paulista, estar disposta a participar das atividades, orientações e palestras, e realizar o acompanhamento pré-natal.

“É um projeto grandioso, porque almeja o futuro da nossa cidade. Eu fico muito emocionado, porque esse projeto fez parte da minha adolescência e nasceu na minha juventude. Muitas mulheres grávidas estavam em situação de vulnerabilidade social, porque estavam com a ‘barriga vazia’. E agora, com esse benefício, elas vão estar de ‘barriga cheia’, foi daí que partiu o nome desse projeto. Elas vão ter direito ao recebimento de cestas básicas com orientação do nutricionista para que as crianças nasçam com uma condição melhor de saúde, além de todo o suporte dos serviços das secretarias de Políticas Sociais e de Saúde”, contou o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro.