Nesta sexta-feira (22.03), teve início a atividade teórica do Curso de Formação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (SIPIA/CT). O curso, que é oferecido a Conselheiros Tutelares e Rede de Atendimento do Município, foi realizado no auditório do Ministério Público de Pernambuco, na área Central do Paulista,
Na terça-feira (26) e quarta-feira (27.03), a atividade será de aulas práticas, das 8h às 17h, na sede do Comcap, localizada na Praça Agamenon Magalhães, s/n Centro, dentro do Prédio da Prefeitura.
O presidente do Comcap, João Soares, afirmou que o curso tem como objetivo criar e agregar dados na plataforma. "A formação é extremamente importante, gerando diagnóstico da situação, principalmente na questão da violência", destacou.
A coordenadora estadual do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência do Conselho Tutelar, Renata Marinho, comentou que se trata de uma plataforma nacional, desenvolvida em Pernambuco, onde os conselheiros tutelares alimentam suas demandas de violação contra a criança e o adolescente. “No sistema vai ter todo o mapeamento do município, onde tem mais incidência de descumprimento dos direitos", frisou a Coordenadora
O SIPIA/CT registra e trata de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele possui uma saída de dados agregados em níveis municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.