PAULISTA > Notícias > Estudantes da rede municipal do Paulista participam da IV Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia

Ação integrada | 08/11/2023

Parceria entre a Educação e Meio Ambiente da cidade teve aprovação nacional, através do CNPq

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Executiva de Meio Ambiente e a Coordenação de Ciências Naturais da Secretaria de Educação do Paulista, estudantes da Escola Municipal Jaime Gonçalves Bold, da Vila Torres Galvão, participaram de uma atividade da IV Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista, na tarde desta quarta-feira (08.11). O evento aconteceu na sede do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Paulista, no bairro de Maranguape I, onde teve início a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A atividade, que acontece nas escolas municipais desde o dia 31 de outubro, além de integrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é uma iniciativa aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que faz parte de uma programação intensa que acontecerá ao longo do mês de novembro, em várias unidades de ensino da Rede Municipal. "A Secretaria Executiva de Meio Ambiente aprovou esse projeto em parceria com algumas escolas da rede municipal, e a Jaime Bold, hoje, está aqui para ter a oportunidade de  uma imersão científica acadêmica", explicou a analista ambiental e coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), Ana Laura.

A estudante do 5º ano, Laura Vitória, de 10 anos, participou da atividade, onde apresentou o projeto do qual ela faz parte com a tecnologia do micro:bit e ficou bastante satisfeita em conhecer o ambiente do IFPE. “Eu estou gostando bastante, porque quando crescermos e formos para outras turmas, a gente já vai ter opções de escolas para frequentarmos”, disse a pré-adolescente.

Além dela, a estudante do 8º ano, Ainoã Pereira de Castro, de 13 anos, ficou bastante entusiasmada com a visita ao Campus. "E nunca imaginei de vir aqui, sabe? Foi muito interessante, porque pode ser que um de nós ou até mesmo eu possamos vir para cá no 1º ano para estudar aqui. Então é bom conhecer novos lugares, né? E a gente viu várias salas e gostamos bastante de tudo. É uma experiência bem interessante", disse ela animada.

Na ocasião, o secretário executivo da SEMA, Silvio Batista, ressaltou que essa ida dos jovens ao campus do IFPE tem o intuito de despertar nos alunos da escola municipal o interesse por programação. "É uma oportunidade muito interessante e muito especial que a gente está proporcionando, através do financiamento do CNPq, de alimentar o sentimento deles de, amanhã, estarem aqui fazendo programação, sendo um profissional da área de ciência e tecnologia", concluiu o secretário.

Confira abaixo a programação completa da IV Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia de Paulista: