PAULISTA > Notícias > Desenvolvimento Econômico de Paulista participa da 1ª Conferência Internacional dos Guararapes

Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca | 21/09/2023

Objetivo foi o de gerar uma sinergia de negócios com representantes de países europeus e asiáticos

Por uma geração de emprego e renda atrelada ao desenvolvimento sustentável e à economia verde do município, representantes da gestão municipal de Paulista participaram da 1ª Conferência Internacional dos Guararapes, nesta quinta-feira (21.09), no Forte das Cinco Pontas, no Recife. O objetivo foi a sinergia de negócios com representantes consulares de países europeus e asiáticos, visando a atração de investimentos estrangeiros para a cidade.

Na ocasião, representando o município de Paulista, o secretário de  Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, ressaltou a importância de participar do evento. “Os países desenvolvidos têm linhas de crédito para iniciativas que foquem o crescimento econômico com responsabilidade ambiental. Muitas empresas privadas desses países também desejam investir em locais que ofereçam segurança jurídica e que também possam realizar projetos de geração de energia limpa, como também onde a criação de tecnologia receba o incentivo. Isso significa geração de postos de trabalho e renda para o município”, afirmou o gestor.

No mesmo sentido, ao escutar o representante do órgão na sua fala, aos presentes os representantes consulares da República Tcheca, Japão e Suíça expressaram sua satisfação em saber as potencialidades que o município tem para realizar missões comerciais de empresários desses países para Paulista e levar empresários da cidade para essas nações.

“Paulista está cada vez mais em destaque pela sua força econômica. Desponta como centro de atração de investimentos no Litoral Norte de Pernambuco. Estamos interessados em realizar negócios através dos seus representantes”, destacou o cônsul honorário da República Tcheca no Estado, Jirí Jodas.

“Já recebemos os representantes da pasta de economia, agropecuária e pesca em nosso consulado para os primeiros entendimentos sobre investimentos em Paulista. Prospectamos bons resultados, sobretudo, na parte de tecnologia, desenvolvimento sustentável e de meio ambiente”, ressaltou o cônsul geral adjunto do Japão no estado, Masami Ohno.

Ainda sobre o assunto, o cônsul honorário da Suiça em Pernambuco, Rodolfo Fehr Jr, expressou que o município tem áreas de interesse para os investidores desse país. "Vemos com bastante solidez o crescimento da economia da cidade. Vamos oferecer o que de melhor fazemos na Suíça, para que Paulista realize negócios conosco e vice-versa. Agradecemos o bom clima de oportunidades", frisou o representante diplomático.

Por fim, o organizador do evento, cônsul honorário da República de Malta no estado, que também é representante do Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia (IPERID), Thales Castro, destacou a relevância da participação de Paulista na conferência.

"Paulista tem 14 quilômetros de costa. Por ela passam duas estradas federais e quatro estaduais. Tem um sistema de licenciamento agilizado e uma mesa exclusiva de soluções para grandes empreendimentos. Isso faz desse município uma referência no Litoral Norte. A cidade é nosso objetivo para levar investimentos estrangeiros e assim desenvolver ainda mais a região e o Estado. Paulista vai receber operações de geração de energia limpa, além de empreendimentos que vão aproveitar toda sua riqueza de economia de serviços e, ainda mais, do seu turismo. Agradecemos a presença de todos representantes no evento ", concluiu o cônsul.