Ação integrada |

Paulista realiza atividades de formação em preservação do meio ambiente com professores da rede municipal

O trabalho busca a vivência dos docentes nas Unidades de Conservação localizadas na cidade

Para promover o conhecimento científico, a Prefeitura de Paulista está realizando atividades de conscientização em preservação ambiental com professores da rede municipal. O objetivo do trabalho é buscar a vivência dos docentes nas Unidades de Conservação localizadas na cidade. A ação aconteceu nesta quinta-feira (20.04) na Estação Ecológica de Caetés (ESEC), em Paulista, e foi coordenada num trabalho integrado pelas Secretarias Executiva de Meio Ambiente e de Educação.

A iniciativa faz parte da formação continuada dos docentes de ciências naturais dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), como no caso da técnica de apoio pedagógico e professora de biologia, Rozana Cláudia dos Santos. “Conhecer e saber como a floresta se recompõe com as ações de preservação é algo muito satisfatório, pois conseguimos observar a mata fechada e suas espécies de plantas mais representativas. Isso nos dá mais conhecimento prático para poder ensinar melhor em sala de aula aos alunos", frisou a servidora.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU-SEMA), Ana Laura Loureiro, proporcionar aos professores experiências como essas fornece novas ferramentas para aprimorar seu trabalho e os faz participantes de uma rede de fomento à preservação ambiental. “Nesta ação, os professores assistiram filmes do trabalho de recuperação ambiental e reflorestamento que se faz nas unidades de conservação, realizaram uma trilha ecológica para conhecer melhor a floresta e, assim, passar uma consciência mais adequada sobre a importância da natureza para o ser humano e o planeta”, concluiu a coordenadora.