Políticas Sociais |

Paulista dá início à Campanha da Fraternidade 2023

A ação busca incentivar as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome

Com o tema: “ Fraternidade e Fome” e lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, o Vicariato Paulista da Arquidiocese de Olinda e Recife, formado pelas paróquias dos municípios de Paulista e de Abreu e Lima, fez o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023. Pregar o amor, a fé e a igualdade entre as pessoas é o objetivo da Campanha da Fraternidade, que foi lançada em uma cerimônia simples, nesta sexta-feira (24.02), no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) Paulista.

A Campanha convida as comunidades de fé a vivenciarem e a refletirem esse tema na perspectiva social, amparando nossos irmãos e irmãs mais pobres por meio de gestos de solidariedade e visa propor aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o Papa Francisco.

"O maior bem que a gente faz para uma pessoa não é dar uma cesta básica ou dar um prato de comida, mas criar condições para que aquela pessoa nunca mais precise", disse o Vigário Episcopal, Monsenhor Osvaldo Lopes, sugerindo que as pessoas façam doação sem intermédio de instituições, em busca do exercício da empatia, que é se colocar no lugar do próximo em dificuldade. É um dos intuitos da campanha que as pessoas saiam da condição de indiferença e façam a experiência do encontro com o Jesus faminto.

“A Campanha da Fraternidade deste ano quer exatamente chamar a atenção que a responsabilidade não é somente dos governos, é de cada pessoa. Às vezes, a gente tem e não divide, a gente pode fazer uma coisa e não faz”, ressaltou o secretário de Gabinete e Governo da Prefeitura do Paulista, Ydigoras Ribeiro.

Quanto às comunidades carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade, Ydigoras Ribeiro expõe que "alguma coisa aconteceu no meio do caminho que precisa ser revertida", e destaca que o maior problema desses locais e seus habitantes não é unicamente a fome.

"A campanha é feita, em primeiro lugar, pelos católicos, mas há décadas ela transbordou dos limites visíveis da igreja. Hoje, mobilizam-se outros segmentos porque a fome, educação, violência e drogas são problemas que dizem respeito a toda a sociedade. Não é só de religião, é de cidadania", afirmou Ydigoras.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cerca de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no país e o Brasil voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas (ONU), após uma década.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da CNBB à igreja Católica para celebrar a Quaresma, período entre Carnaval e a Páscoa.

A ideia é "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico", segundo a CNBB.