Direitos Humanos/Cidadania |

Ação integrada em alusão ao Dia da Consciência Negra oferta serviços aos moradores do Paulista

Atividades acontecerão na Praça João Pessoa, na área central da cidade

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro, a Prefeitura   do Paulista irá realizar uma ação integrada, que tem o objetivo de levar serviços gratuitos à população. As atividades acontecerão nesta sexta-feira (25/11), das 9h às 16h, na Praça João Pessoa, no Centro.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a gestão municipal, representada pelas secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos; Saúde e de Educação; o Conselho Municipal de Política de Promoção à Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Paulista (CMPPIR/Paulista), juntamente com a Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Paulista.

“A ação tem como objetivo engajar o público presente e reforçar a importância do enfrentamento às diversas formas de racismo, a valorização da cultura afro-brasileira e a construção de políticas públicas para a população negra, que é maioria no município do Paulista”, explicou a vice-presidente do Conselho de Igualdade Racial, Nathália Bringel.

Consciência Negra

A data de 20 de novembro recorda o dia em que Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, foi assassinado, no ano de 1695.  Durante sua vida, ele lutou contra a escravidão, pela liberdade de culto religioso e pela prática da cultura africana no País. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

“Esse dia também é uma data de luta e resistência para todos e todas que combatem o racismo e almejam a formação de uma sociedade mais justa, mostrando a força daqueles que resistiram e resistem até hoje para seu reconhecimento, conquistas e consciência de lutas, derrotas e vitória em forma de liberdade”, concluiu Nathália Bringel.

Confira as atividades e serviços que serão ofertados durante a ação:

Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos

Cadastro de crianças com autismo (além das documentações solicitadas anteriormente, faz-se necessário laudo e foto 3x4 da criança);

Cartão Vem Livre Acesso;

Inclusão e atualização do Cadastro Único;

Programa Auxílio Brasil;

Encaminhamento para solicitação de segunda via certidão de nascimento,casamento e óbito;

Criança Feliz;

Serviço de Convivência;

Cadastramento das Comunidades Tradicionais de Matrizes Africana e Afro-indígena;

Orientação sobre o enfrentamento ao racismo.

Documentos necessários: Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de nascimento, Título de Eleitor, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade (de 6 a 17 anos).

Aferição de pressão arterial e glicose;

Cotas Oftalmológicas;

Emissão do Cartão SUS;

IMC – Avaliação Física;

Peso Auxilio Brasil;

Testagem e orientações sobre IST/Aids e distribuição de preservativo;

Vacina Covid-19 e Influenza;

Vitamina A.

Documentos necessários: Cartão SUS, Documento de Identificação com foto, CPF e comprovante de residência atualizado.

Roda de diálogo com a professora Suzana Queiroz, palestrando sobre o tema

“Novembro Negro – Resistir para Existir”.

Comissão de Igualdade Racial – OAB Subseção Paulista

Palestra;