Saúde do Paulista promove palestra sobre prevenção e conscientização do Fevereiro Roxo

A Secretaria de Saúde do Paulista promoveu, na manhã desta quinta-feira (20), uma palestra sobre prevenção e conscientização no contexto do Fevereiro Roxo, campanha dedicada ao lúpus, Alzheimer e fibromialgia. Realizado na Policlínica Josino Guerra, em Maranguape I, o evento reuniu profissionais de saúde e a comunidade para destacar a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com essas doenças. Além de alertar sobre a prevenção, a iniciativa também ofereceu suporte e orientações para aqueles que já convivem com essas condições. A palestra contou com a participação da presidente da Associação Pernambucana de Fibromialgia, Érica Castro.

A secretária de Saúde do município, Shisneyda Furtado, destacou que a inclusão da fibromialgia na rede de atenção do município está em análise, juntamente com outras doenças, dentro da estratégia de saúde pública. “Nosso objetivo é acolher essas pessoas que enfrentam dores intensas diariamente e garantir que possam viver com dignidade. Enquanto gestão, temos o compromisso de oferecer suporte adequado para melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, afirmou.

Durante o evento, o representante da Associação Pernambucana Minha Dor Tem Pressa, Jadson Nunes, destacou a importância da luta pelo reconhecimento da fibromialgia como deficiência e celebrou os avanços já alcançados no município. “Os portadores já possuem a carteira, que garante prioridade nos atendimentos em unidades públicas e privadas em nível estadual, emitida pela Secretaria Estadual, além da carteira municipal. Fomos pioneiros em Pernambuco ao implementar a Carteira do Portador de Fibromialgia aqui em Paulista, por meio de uma Lei Municipal”, afirmou.

Além das discussões sobre políticas públicas, a palestra contou com um café da manhã, além de chá terapia, massagens terapêuticas e práticas integrativas, proporcionando um momento de acolhimento e troca de experiências entre os portadores da condição.

 

Categorias

Compartilhe:

Paulista capacita motoristas da saúde e reforça segurança e humanização no transporte de pacientes

Paulista apresenta práticas exitosas em workshop intermunicipal de liderança escolar em Serra Talhada

Novas creches vão ampliar oferta de vagas na educação infantil do Paulista

Paulista celebra 100% de participação das escolas no Concurso Ler Bem 2026

CEMEDI Telma Palmeira ganha sete novas salas e amplia atendimento na educação infantil do Paulista

Prefeitura do Paulista realiza nova convocação de professores aprovados em seleção

Seletiva municipal dos JEPs avança com disputas de voleibol em Paulista

Casa de Justiça e Cidadania é inaugurada no Paulista e amplia atendimento jurídico à população

Prefeitura do Paulista promove curso de boas práticas para manipuladores de cozinhas solidárias e comunitárias