Saúde do Paulista intensifica cadastramento de novos moradores de condomínios e habitacionais com oferta de serviços

 

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, segue promovendo o cadastramento de moradores de condomínios e novos habitacionais, no sistema de saúde do município e, nesta sexta-feira (20), realizou uma ação de saúde com uma equipe multiprofissional no condomínio Jardins da Roseira, em Maranguape I. A iniciativa, ao passo que cadastrava os moradores, disponibilizou uma série de serviços. Entre eles esteve os testes rápidos para sífilis, hepatites e HIV, vacinas contra hepatite B, antitetânica, febre amarela, HPV para crianças e vacina meningocócica ACWY (conjugada) para adolescentes. Ofereceu também exames de prevenção, eletrocardiograma, ambos feitos em unidade móvel no local, além de atendimentos médicos realizados por ginecologista, cardiologista, psiquiatra e clínico geral.  

De acordo com o superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Anderson Nunes, a ação visa atrair o público dos condomínios para realização do cadastramento com foco na promoção de uma melhor cobertura de atendimentos em unidades de saúde específicas por área. De acordo com ele, em razão do crescimento populacional e da construção de novos habitacionais, torna-se necessário a realização de remapeamento do território para uma prestação de serviços efetiva, a partir de uma melhor regulação nos atendimentos e ampliação de recursos oriundos de parcerias com o Governo Federal.    

“Nosso município possui apenas 50% da população cadastrada, tanto de casas quanto de condomínios, e estamos tentando ampliar esse banco de dados para poder oferecer um atendimento mais direcionado e um melhor acompanhamento do paciente. Desde setembro do ano passado, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão agendando visitas aos condomínios, através de ofícios da nossa secretaria, para mapear as diferentes demandas de saúde, por meio de diferentes perfis de famílias. E esse cadastro vai refletir nos serviços que serão disponibilizados, pois saberemos quais as principais necessidades a serem cobertas e os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) a serem aplicados em parceria com o Ministério da Saúde”, explicou.

 A gerente de Território, Jéssica Oliveira, reitera a importância do cadastramento deste novo público, tanto para a agilidade no atendimento como para o acompanhamento destes usuários do SUS. “Está área não é mais descoberta, os moradores podem ser acompanhados pela Unidade de Saúde Família (USF) Vila Torres Galvão, no entanto quem não está cadastrado pode ter mais dificuldades de acessar os serviços de saúde, pois ainda não existe um histórico do paciente nem banco de dados. E, para muitos pacientes poderem acessar importantes tratamentos em hospitais estaduais de referência ou mesmo o Hospital das Clínicas, que é federal, é preciso que haja a regulação feita pelo Município para o devido encaminhamento e tudo começa no posto de saúde. Lá, a pessoa é atendida por um clínico, que a referencia para alguma especialidade, e a partir de então, ela vai ser encaminhada para o devido tratamento na rede de saúde”, explicou. 

Na ocasião, a aposentada Tereza Cristina Ferreira Barros, de 67 anos, salientou os benefícios garantidos após a realização de seu cadastro de saúde em 2025. “Moro aqui desde 2018 e vim me consultar com o cardiologista e a clínica geral. Fiz meu cadastro ano passado e agora tudo melhorou. Sem o cadastro eu costumava recorrer às policlínicas do município. Depois que me cadastrei, fui encaminhada para o cardiologista no Procap e ao oftalmologista no Hospital das Clínicas para tratar um problema de glaucoma, tudo ficou muito melhor”, relatou.

Fotos: Cátia Oliveira – Secretaria de Imprensa/SEI

Categorias

Compartilhe:

Saúde do Paulista intensifica cadastramento de novos moradores de condomínios e habitacionais com oferta de serviços

Gestores da rede municipal do Paulista participam de alinhamento promovido pela Secretaria de Educação

PreviPaulista inicia Prova de Vida 2026 para aposentados e pensionistas

SEEPA realiza formação para professores da Educação Infantil e lança Programa de Leitura e Escrita

Paulista abre inscrições para curso de Libras (Educalibras) 2026.1 com aula inaugural em março

Carnaval do Paulista 2026 reúne mais de 150 mil pessoas e consolida festa como uma das maiores da história do município

Prefeitura do Paulista recebe da Receita Federal do Brasil aparelhos eletrônicos para reforçar ações ambientais

Paulista implanta uso de câmeras corporais na fiscalização de trânsito

Paulista identifica novo ninho de tartaruga marinha em Maria Farinha e nascimento de 57 filhotes em Enseadinha