Rede municipal do Paulista avança na implementação do Programa Escola das Adolescências

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA) e da Coordenação dos Anos Finais do Ensino Fundamental, realizou na última terça-feira (26), no auditório da pasta, uma reunião com equipes gestoras e coordenadores(as) pedagógicos(as) da Rede Municipal de Ensino do Paulista para ampliar as ações do Programa Escola das Adolescências nas unidades escolares do município.

O encontro teve como objetivo alinhar estratégias pedagógicas, apresentar dados de acompanhamento e orientar as escolas sobre a implementação dos Clubes de Letramento e das ações de recomposição das aprendizagens, reforçando o compromisso da rede municipal com uma educação pública de qualidade e conectada às múltiplas realidades dos estudantes.

Durante a reunião, foram apresentados os principais objetivos da iniciativa do Ministério da Educação (MEC), voltada ao fortalecimento dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com foco na aprendizagem, no acolhimento das juventudes e na construção de práticas pedagógicas mais alinhadas às vivências e necessidades dos adolescentes. Também foram socializados materiais de apoio técnico e os Cadernos de Inovação Curricular utilizados pelas escolas participantes.

A programação destacou os Clubes de Letramento como uma das principais inovações curriculares da iniciativa, contemplando os clubes de Letramento Matemático, Científico, Literário e Humanidades e Cidadania. O momento possibilitou o diálogo entre as equipes escolares sobre práticas pedagógicas voltadas ao protagonismo juvenil, autoria, interação, recomposição das aprendizagens e a conexão entre teoria e prática no cotidiano escolar.

Na ocasião, também foram apresentados dados de monitoramento referentes às ações desenvolvidas pelas escolas municipais em 2025 e no primeiro semestre de 2026. Os resultados demonstraram avanços na implementação dos clubes, na elaboração de planos de ação estratégicos e no desenvolvimento de sequências didáticas nas diferentes áreas do conhecimento. As análises evidenciaram ainda o engajamento das unidades escolares na execução das atividades e no fortalecimento das práticas de recomposição das aprendizagens.

A reunião também trouxe para o debate iniciativas articuladas ao Programa Escola das Adolescências, como o Compromisso Nacional Toda Matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada para Professores de Língua Portuguesa, fortalecendo o compromisso da Rede Municipal de Ensino do Paulista com a melhoria da aprendizagem, valorização dos professores e desenvolvimento integral dos estudantes.

Ao final do encontro, a SEEPA reafirmou a importância do trabalho coletivo entre equipes gestoras, coordenação pedagógica, técnicos(as) e professores(as), consolidando estratégias voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à construção de práticas educacionais mais inclusivas, inovadoras e significativas para os adolescentes da rede municipal.

Categorias

Compartilhe:

Dia Mundial do Meio Ambiente: temporada histórica faz Paulista bater recorde de ninhos e nascimentos de tartaruga-de-pente

Paulista reinaugura Cozinha Comunitária no Janga e amplia ações de segurança alimentar

Prefeitura do Paulista fortalece atendimento a estudantes com deficiência visual com entrega de materiais e equipamentos

USF Marcelo Dias, no Janga, é reinaugurada pela Prefeitura do Paulista após requalificação

Prefeitura do Paulista convoca novos professores aprovados em seleção simplificada

Paulista sedia etapa regional de handebol dos Jogos Escolares de Pernambuco e define classificados para fase estadual

Escolas municipais do Paulista recebem novos fogões industriais para reforçar preparo da merenda escolar

Feira da Saúde tem grande adesão no primeiro dia e segue até sábado no Centro do Paulista

Semana do Meio Ambiente leva estudantes para vivência em área de Mata Atlântica na Estação Ecológica de Caetés