Profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e voluntários do CEFOMP unem força e conhecimento para cuidar de horta comunitária em Paulista

Nesta terça-feira (17), voluntários da Secretaria de Meio Ambiente do Paulista realizaram um mutirão de limpeza na horta medicinal do Centro de Educação e Formação de Medicina Popular (CEFOMP), localizado no Centro do Paulista. A ação teve como objetivo revitalizar o espaço, que serve à comunidade local com o cultivo de plantas medicinais.

A equipe participante foi formada por engenheiros florestais, agrônomos, biólogos e antropólogos do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista. Além do trabalho físico, os profissionais compartilharam seus conhecimentos técnicos com os moradores e voluntários do centro.

“A gente aqui tá cuidando desse manejo e preparação do solo dessa horta, fazendo a retirada das plantas invasoras, renovando essa cultura das nossas plantas medicinais”, explicou Rayza Brasileiro, diretora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista.

A parceria entre o Núcleo e o CEFOMP já ocorre há anos, com apoio técnico contínuo, realização de oficinas e rodas de conversa. Para os voluntários locais, a colaboração tem sido fundamental para unir o saber acadêmico ao conhecimento tradicional. “Esse pessoal do meio ambiente já é parceiro nosso há anos e vem agregando mais entendimento pra gente que tem o conhecimento popular”, destacou Wanderneyde Feitosa, voluntária do CEFOMP.

O Centro de Educação e Formação de Medicina Popular tem como missão disseminar o conhecimento sobre plantas medicinais, farmácia viva e fitoterapia, promovendo a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e da biodiversidade, além de incentivar a sustentabilidade em seus aspectos ambiental, econômico, social, político e ético.

Por meio de atividades educacionais, o centro utiliza abordagens que integram saberes populares e técnico-científicos, voltadas para diversos públicos, como mulheres, idosos, pessoas com deficiência, pessoas com patologias específicas, povos de matriz africana, comunidades tradicionais, jovens de todos os gêneros e suas famílias, população LGBTQIA+ e a comunidade em geral do município do Paulista.

Fotos: Gerson Nascimento / SEI

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude