Ir para o conteúdo

Prefeitura do Paulista promove formação em Educação Maker para fortalecer protagonismo estudantil

Com o objetivo de fortalecer práticas pedagógicas inovadoras na rede municipal de ensino, a Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (5), uma formação voltada aos estagiários das escolas participantes do projeto de Educação Maker e do Programa Escolas Criativas.

A atividade foi promovida pela Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem, por meio do Núcleo de Educação Maker, reunindo representantes de dez unidades escolares:

Escola Municipal Profª Alga Marina

Escola Municipal Profª Maria José Barbosa

Escola Municipal Governador Carlos Wilson Campos

Colégio Municipal José Firmino da Veiga

Escola Municipal Nelson A. Bandeira

Escola Municipal Brigadeiro Aldo Pinho Alves

Escola Municipal Radialista Edvaldo Morais

Escola Municipal Manoel Gonçalves da Silva

Escola Municipal Jaime Gonçalves Bold

Escola Municipal Frei Guido

Com base no conceito “aprender fazendo”, o encontro proporcionou vivências práticas alinhadas ao mês do Scratch, iniciativa internacional voltada à programação criativa, e ao tema proposto para 2026. Durante a formação, os participantes exploraram ferramentas, criaram propostas e testaram atividades que poderão ser desenvolvidas com os estudantes, fortalecendo o protagonismo, a autoria e o pensamento criativo e computacional.

A proposta do Programa Escolas Criativas foi evidenciada ao incentivar práticas inovadoras, colaborativas e significativas, nas quais o estudante assume papel central no processo de aprendizagem.

De acordo com a gerente de Espaços Ampliados de Aprendizagem, Regina Trindade, a formação reforça o compromisso da gestão municipal com metodologias ativas e inovadoras.

“A Educação Maker permite que o estudante seja protagonista do seu próprio aprendizado. Ao vivenciar essas práticas, nossos educadores ampliam suas possibilidades em sala de aula, tornando o ensino mais significativo, criativo e conectado com a realidade dos alunos”, destacou.

As atividades terão continuidade ao longo do mês nas unidades escolares. A culminância está prevista para o dia 22 de maio, quando as dez escolas participantes irão apresentar suas produções e compartilhar os resultados alcançados com o desenvolvimento das ações.

Categorias

Compartilhe:

Paulista realiza mentoria para gestores e vice-gestores com foco no trabalho com gêneros textuais

Oficina de construção de óculos de realidade virtual incentiva inovação na educação do Paulista

Sugestão de Pauta – CRAS Itinerante leva serviços de Assistência Social e Cidadania ao bairro de Jaguaribe

Ação integrada leva vacinação, atendimentos de saúde e serviços de cidadania para Chã de Mangabeira

Paulista inicia nova turma do EducaLibras e fortalece política de educação inclusiva

Prefeitura do Paulista inicia obra que dará acesso exclusivo à Escola Zulima Pinho Alves

Prefeitura do Paulista inicia construção da primeira das três areninhas previstas para o município

Prefeitura do Paulista apresenta Mapa Cultural e anuncia editais da PNAB 2026 para fortalecer o setor artístico

Paulista fortalece ensino da Matemática com encontro para análise de resultados e estratégias pedagógicas