Paulista realiza Semana de Ciência e Tecnologia com foco na cultura oceânica e nas mudanças climáticas

A cidade do Paulista realiza, entre os dias 21 e 25 de outubro, a V Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista e Municípios Parceiros, que integra a programação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025. O evento tem como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” e é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Paulista e demais secretarias municipais.

A abertura acontece na terça-feira (21), a partir das 7h, com inscrições e credenciamento em frente ao auditório do IFPE, em Maranguape I. Às 8h, haverá a abertura institucional, seguida da palestra “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, ministrada pelo professor Dr. Fábio José de Araújo Pedrosa, da Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Na sequência, a professora Dra. Paula Renata Muniz Araújo, do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (DEN/UFPE), ministra a palestra “Enfrentamento das mudanças climáticas a partir de energias renováveis e biotecnologia ambiental”. Às 10h10, os professores Dr. Rodrigo Lira e Dr. Flávio Oliveira, do IFPE Paulista, abordam o tema “Inteligência Artificial e Meio Ambiente”.

A programação da manhã inclui ainda a exibição do curta-metragem “Das Águas”, dirigido por Tiago Martins Rêgo e Adalberto Oliveira, seguido de debate conduzido por Ranielle Vital, do Instituto Toró.

No período da tarde, às 13h, será exibido o curta “Olóòkun – Além Mar”, produzido pelo Coletivo Angola Filmes Ponto de Memória, com roda de conversa sobre o filme. Em seguida, ocorre o painel “Paulista no contexto da cultura oceânica e mudanças climáticas”, acompanhado do Balanço Ético Global e formação de grupos de trabalho para elaboração de propostas que contribuam para o projeto “Paulista: uma cidade mais ecológica e justa”, do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU/SEMMA).

Na sequência, às 14h, haverá uma formação de grupos para discussão dos temas e elaboração de propostas dos seguintes eixos temáticos:

Justiça climática – perspectivas de gênero, raça e desigualdades sociais;

Diversidade étnica e religiosa no contexto das mudanças climáticas;

Infâncias, juventudes e mudanças climáticas – vulnerabilidades e perspectivas;

Sustentabilidade e alimentação – produção, consumo e segurança alimentar em tempos de crise climática;

Biodiversidade e urbanização – conservação da natureza, fortalecimento da cultura oceânica e gestão sustentável das cidades.

A partir das 15h10, os grupos apresentarão suas propostas, culminando na elaboração de uma carta aberta pela sustentabilidade do município do Paulista, que será entregue ao prefeito Severino Ramos às 16h30, encerrando o primeiro dia de atividades.

Na quarta-feira (22), a programação continua com uma vivência entre estudantes da Escola Municipal Maria José Barbosa, do bairro do Janga, e da Escola Maria Amélia de Sá Leitão, de Igarassu, em parceria com marisqueiras locais e o Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas do Paulista. A atividade acontece às 9h, na Praia de Mangue Seco, em Igarassu, e inclui exposições ambientais e roda de conversa entre estudantes e marisqueiras, promovendo uma rica troca de saberes entre o conhecimento tradicional e o científico.

Na sexta-feira (24), o SESI Paulista, no bairro de Arthur Lundgren I, sedia a I Feira de Ciências Ambientais do Paulista, com início às 9h. O evento reunirá mais de 50 trabalhos científicos de escolas das redes municipal, estadual e privada, abordando temas como soluções inovadoras e sustentabilidade, sustentabilidade urbana, inovações tecnológicas, mudanças climáticas, ciência e tecnologias sociais, cultura oceânica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada trabalho será apresentado por estudantes e avaliado por uma comissão independente.

Encerrando a semana, no sábado (25), o Núcleo de Sustentabilidade Urbana da SEMMA promove, a partir das 9h, na Praça Cantor Augusto César (Quatro Torres), no Janga, uma ação de Educação Ambiental e Divulgação Científica. A atividade contará com oficinas, exposições ambientais e rodas de conversa, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da proteção dos ambientes marinhos e costeiros e fortalecer a cultura oceânica no município.

Categorias

Compartilhe:

Paulista promove encontro com pescadores e marisqueiras do município

Ensaio geral da Paixão de Cristo reforça tradição cultural e religiosa em Paulista

Parque das Paineiras recebe Show de Talentos em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Domingo de cuidado: Mutirão da Saúde da Mulher amplia atendimentos no Paulista

Mostra de Cultura Negra do Paulista encerra com shows e serviços de saúde na Orla do Janga

Paulista celebra Dia Mundial da Água com ação de Educação Ambiental na praia de Enseadinha

GT da Mulher do Paulista realiza primeira reunião do ano com Núcleo Estadual de Prevenção Social (NEPS) para discutir políticas de prevenção à violência contra a mulher

Carreta da Mulher Pernambucana reforça atendimento à saúde feminina no Paulista

Prefeitura do Paulista realiza simulação de deslizamento para público PCD em Arthur Lundgren II