Paulista realiza ação de saúde em alusão ao Setembro Amarelo e reforça atendimento em saúde mental

 

A Prefeitura do Paulista promoveu, neste sábado (13), uma ação de saúde em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. O evento aconteceu na Praça João Pessoa, no Centro da cidade, e reuniu centenas de moradores em busca de serviços médicos e de promoção à saúde.

 

A iniciativa, organizada pela Secretaria de Saúde, disponibilizou atendimentos de mamografia, citologia, aferição de pressão, consultas médicas, além de serviços de odontologia. Também foram oferecidas consultas com psicólogos e psiquiatras, fortalecendo a rede de atenção em saúde mental. A população ainda pôde atualizar a caderneta de vacinas.

 

De acordo com a secretária de Saúde do município, Sônia Arruda, a mobilização buscou atender principalmente as pessoas que têm maior disponibilidade durante o fim de semana. “Hoje, em alusão ao Setembro Amarelo, estamos trazendo psiquiatra, psicólogo, mamografia, serviços do Centro de Testagens e Aconselhamento (CTA Itinerante), odontologia, para dar cobertura à população, especialmente aqueles que no sábado conseguem buscar o cuidado médico e o cuidado da saúde mental. Graças à gestão do prefeito Ramos, estamos podendo dar esse suporte”, destacou.

 

Até o meio da manhã, mais de 200 pessoas já haviam sido atendidas. A expectativa, segundo Sônia, era encerrar o dia com cerca de 300 atendimentos. “A demanda foi muito importante, principalmente para a psiquiatria e a psicologia. A saúde mental do Paulista está tendo vez agora, com a ampliação da rede e a qualificação dos profissionais. Já houve época em que o município não tinha nenhum psiquiatra, e hoje temos atendimento em todas as policlínicas”, ressaltou.

 

A secretária ainda lembrou que a pandemia agravou os indicadores de doenças mentais e que o município vem estruturando uma resposta consistente a essa realidade. Entre os investimentos, estão a ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), que passará a ser CAPS AD III até o final do ano, a requalificação do CAPS Tereza Noronha e a recente e total requalificação do CAPS Infantil.

 

“O prefeito Severino Ramos está garantindo que essas ações aconteçam, para que a população de Paulista tenha uma rede de saúde mental cada vez mais fortalecida”, completou.

 

Fotos: Beatriz Leite / SEI

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude