Paulista promove formação sobre enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes e mulheres

 

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sediou nesta segunda-feira (25), no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I, um ciclo de palestras voltado ao enfrentamento da violência contra crianças, adolescentes e mulheres. A iniciativa foi promovida pela Associação Juntos Pela Inclusão PCD e reuniu profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação e direitos humanos, além de mães atípicas, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção no município.

A programação integrou as ações alusivas ao 18 de Maio, data nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades foram divididas em dois momentos: pela manhã, com foco na proteção da infância e adolescência, e à tarde, abordando temas relacionados ao acolhimento de mulheres em situação de violência, saúde mental e sexualidade.

Durante a abertura, a diretora de projetos da Associação Juntos Pela Inclusão PCD, Vitória Oliveira, destacou a atuação da entidade no apoio a pessoas com deficiência, mães e cuidadores atípicos. Segundo ela, a associação desenvolve ações de capacitação, formação continuada, orientação sobre direitos e articulação com órgãos públicos.

“O objetivo dessa formação é fortalecer a rede de apoio e proteção, garantindo que os profissionais consigam identificar situações de violência e atuar de forma humanizada, evitando a revitimização”, afirmou.

A formação contou com a participação de Isabela Andrade, agente de Medicina Legal da Polícia Civil, biomédica, pesquisadora e doutora, que atua no setor de Traumatologia e Sexologia Forense da Gerência de Polícia Científica da Mata Norte. Em sua palestra, ela chamou atenção para a subnotificação dos casos de abuso sexual e ressaltou a importância da atuação integrada entre os serviços de proteção:

“A infância está em alerta. Precisamos garantir que nossas crianças possam crescer com segurança, saúde e dignidade. Quando falamos em violência, não tratamos apenas dos danos físicos, mas também das consequências emocionais e psicológicas que acompanham essas vítimas ao longo da vida”, afirmou.

A agente comunitária de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Elzanir Ferreira, em Paratibe, e diretora do grupo Mães Atípicas do Paulista, Adenize Bosco, enfatizou a relevância da capacitação para profissionais e familiares. “Nosso trabalho é observar, comunicar e orientar. Muitas vezes somos os primeiros a perceber quando algo não está bem dentro da comunidade. A formação ajuda a identificar sinais e comportamentos que podem indicar situações de violência”, acrescentou.

Já a presidente da Associação Juntos Pela Inclusão, Cristiana Oliveira, reforçou que a informação é uma ferramenta essencial no combate à violência. “Muitas pessoas ainda não conseguem identificar o que caracteriza uma violência. Fortalecer essa rede de apoio e proteção é fundamental para garantir segurança às crianças e adolescentes.”

Segundo Cristiana, a iniciativa também amplia o debate sobre crianças com deficiência que enfrentam dificuldades de comunicação e, por isso, podem ter mais dificuldade para denunciar abusos.

Entre os convidados, o Superintendente de Direitos Humanos, Kléber Pyrrho; a diretora da Criança e do Adolescente municipal Cilene Costa; a conselheira do Conselho Municipal de Saúde e vice-presidente da Associação Juntos Pela Inclusão, Vera Arruda, além das vereadoras Suzy Racinha e Fernanda de Edinho.

Fotos: João Gonçalves e Renata Luna /SEI

 

Categorias

Compartilhe:

2ª Sambada dos Pretos Velhos terá ações voltadas à preservação ambiental

Hospital Central de Paulista amplia capacidade da rede estadual e reforça assistência especializada

Prefeitura do Paulista participa do NEON 2026 e fortalece agenda de inovação, tecnologia e empreendedorismo

Paulistano Futebol Clube apresenta Jacózinho como treinador e reforça projeto de retorno ao futebol pernambucano

Escola Municipal Manoel Gonçalves recebe material esportivo e reforça preparação para fase regional dos Jogos Escolares

III ECOGIN mobiliza estudantes da Escola João Fonseca em ação de educação ambiental e solidariedade em Paulista

Gestores escolares recebem orientações durante Balcão FNDE em Paulista

Operação Direção Certa avança nos bairros após queda histórica de acidentes em Paulista

Prefeitura do Paulista realiza ação de conscientização contra o trabalho infantil no Centro da cidade