Paulista promove formação para professores da EJA com foco na Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e da Gerência Pedagógica apresentou, na última sexta-feira (19), a proposta da Jornada Pedagógica Municipal de Atenção à Pessoa Idosa e realizou através da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos, em parceria com a Coordenação dos Direitos Humanos, Gênero e Étnico Racial, a Formação Continuada voltada para professores que atuam nos Anos Iniciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

A atividade, intitulada “Círculo de Cultura Presencial, Regional Metropolitana Norte”, contou com a temática: Ancestralidade, Identidade na Alfabetização e Letramento da EJA, com dinâmicas de sensibilização, como a proposta da “Árvore da Ancestralidade”. Na ocasião, os participantes foram incentivados a reconhecerem a ancestralidade como parte da identidade de cada sujeito, valorizando as suas raízes culturais, familiares e comunitárias. O encontro, realizado no auditório da SEPA, reuniu educadores da Rede Municipal com o objetivo de fortalecer práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e à superação do analfabetismo no município.

Durante a formação, as equipes pedagógicas reforçaram a necessidade de estratégias didáticas que integram a escuta, a fala, a leitura e a escrita no desenvolvimento da competência alfabética a partir das histórias de vidas.

Conforme a Secretaria de Educação, o evento foi fundamental para trocar experiências do trabalho com jovens e adultos, que carregam histórias diversas e buscam, por meio da educação, novas oportunidades de desenvolvimento pessoal, de realizar sonhos e ressignificar a própria vida.

 

 

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação do Paulista promove vivência científica e estimula interesse pela Astronomia nas escolas

Paulista promove encontro com pescadores e marisqueiras do município

Ensaio geral da Paixão de Cristo reforça tradição cultural e religiosa em Paulista

Parque das Paineiras recebe Show de Talentos em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Domingo de cuidado: Mutirão da Saúde da Mulher amplia atendimentos no Paulista

Mostra de Cultura Negra do Paulista encerra com shows e serviços de saúde na Orla do Janga

Paulista celebra Dia Mundial da Água com ação de Educação Ambiental na praia de Enseadinha

GT da Mulher do Paulista realiza primeira reunião do ano com Núcleo Estadual de Prevenção Social (NEPS) para discutir políticas de prevenção à violência contra a mulher

Carreta da Mulher Pernambucana reforça atendimento à saúde feminina no Paulista