Paulista promove ação de inclusão e cidadania para crianças atípicas no bairro da Mirueira

Promover inclusão, cidadania e acolhimento às crianças atípicas e suas famílias foi o objetivo da ação realizada na manhã desta terça-feira (2), na Unidade de Saúde da Família (USF) EAP Francisco Medeiros Dantas, no bairro da Mirueira, em Paulista. A iniciativa, promovida pelas secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, reuniu atendimentos gratuitos e orientações  voltadas ao fortalecimento da rede de apoio no município.

Entre os serviços ofertados estavam a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), nas versões estadual e municipal, do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) e da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Também foram disponibilizados atendimento da Superintendência de Direitos Humanos, atualização do Cadastro Único, emissão de certidões de nascimento e orientações para acesso a benefícios e demais direitos garantidos por políticas públicas. 

A programação contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Jeieli Santos; do superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho; do superintendente da Proteção Básica, João Paulo Souto; da diretora de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Maria Eduarda Lucena; além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Social, Jeieli Santos, ressaltou a importância do trabalho integrado entre as pastas para fortalecer a garantia de direitos. “Reunir diferentes atendimentos em um único espaço facilita a vida dos responsáveis e contribui para uma assistência mais humanizada. Nosso compromisso é garantir que cada criança receba o suporte que precisa. Por isso, essa parceria é fundamental”, afirmou. 

Já o superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, destacou que o foco da iniciativa é desburocratizar os serviços de cidadania e ampliar o acesso da população a direitos fundamentais. “Direitos só fazem sentido quando chegam às pessoas. “Nesse sentido, é importante levar esses atendimentos para perto da população, facilitando o acesso à documentação, à informação e aos serviços públicos”, declarou. 

Entre as beneficiadas, a autônoma Beatriz Elisabete, de 29 anos, celebrou a oportunidade de resolver pendências mais perto de casa. “É uma oportunidade muito boa. Com a correria do dia a dia, nem sempre dá tempo de correr atrás dessas coisas, e muitos serviços acabam ficando longe. Quando trazem esse atendimento pra perto da gente, facilita muito”, comentou. 

Fotos: Gerson Nascimento/SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Dia Mundial do Meio Ambiente: temporada histórica faz Paulista bater recorde de ninhos e nascimentos de tartaruga-de-pente

Paulista reinaugura Cozinha Comunitária no Janga e amplia ações de segurança alimentar

Prefeitura do Paulista fortalece atendimento a estudantes com deficiência visual com entrega de materiais e equipamentos

USF Marcelo Dias, no Janga, é reinaugurada pela Prefeitura do Paulista após requalificação

Prefeitura do Paulista convoca novos professores aprovados em seleção simplificada

Paulista sedia etapa regional de handebol dos Jogos Escolares de Pernambuco e define classificados para fase estadual

Escolas municipais do Paulista recebem novos fogões industriais para reforçar preparo da merenda escolar

Feira da Saúde tem grande adesão no primeiro dia e segue até sábado no Centro do Paulista

Semana do Meio Ambiente leva estudantes para vivência em área de Mata Atlântica na Estação Ecológica de Caetés