Paulista presta atendimento veterinário a animais abandonados resgatados por ONG em mercado público

A cadela Nina, encontrada com seus sete filhotes, três fêmeas e quatro machos, que estavam abandonados no mercado público de Jardim Paulista Baixo, foram resgatados, nesta semana, pela ONG Mãos Protetoras. Nesta quarta-feira (04), todos foram encaminhados para triagem no Centro de Triagem Veterinário de Paratibe, localizado na Rua Eletricista Genário Eustáquio de Andrade, nº 403, mantido pela Prefeitura do Paulista. No local os animais passaram pelo exame de hemograma e receberam os cuidados necessários para garantir a recuperação da saúde. 

De acordo com o médico-veterinário e superintendente do Centro, Fabrício Leite, o município oferece suporte clínico dentro das possibilidades da rede. “A Prefeitura de Paulista não tem um abrigo público. Podemos vacinar o animal, realizar exames e, embora o programa de castração ainda não esteja ativo, por meio dos veterinários do centro conseguimos viabilizar algumas castrações através de mutirões e ajudar esse tutor. No caso do resgate é imprescindível a colaboração das ONGs que ao realizarem o resgate podem contar com o nosso apoio no que se refere a medicamentos, fluidoterapia ou tratamento com antibióticos”, explicou Fabrício Leite.

A defensora da causa animal Danieide Moura decidiu agir após assistir a um vídeo nas redes sociais que mostrava a situação da cadela e dos filhotes. Para ela, a realidade evidencia a necessidade de mais estruturas de acolhimento para animais abandonados.

“É uma pena que não temos abrigos aqui na nossa cidade nem nas cidades vizinhas. Seria muito bom se tivéssemos ao menos uma casa de apoio e recuperação para esses animais. Sou grata pelo tratamento oferecido no Centro que a prefeitura disponibiliza, pois já nos ajuda muito. Mas o cuidado permanece e, infelizmente, a Mãos Protetoras não comporta mais receber animais no nosso abrigo. Seria muito importante que as pessoas adotassem e também nos ajudassem com doação de ração”, destacou.

Além da cadela Nina e dos filhotes resgatados, outros animais da ONG Mãos Protetoras também passaram por exames no Centro de Triagem Veterinário de Paratibe.

Quem puder colaborar com a ONG Mãos Protetoras pode entrar em contato com Danieide pelo telefone (81) 9.9500.6634 para adotar um dos animais resgatados ou contribuir com doações de ração para o abrigo.

Fotos: João Gonçalves / SEI

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude