Paulista marca presença na 14ª Conferência Nacional da Assistência Social, em Brasília

O município do Paulista participa da etapa nacional da 14ª Conferência Nacional da Assistência Social, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, que iniciou neste sábado (6) e segue até o dia 9 de dezembro, reúne mais de 3 mil participantes de todo o país, celebra os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.

A cidade do Paulista está representada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, através do superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, e da assessora da Proteção Social Básica, Marielly Santana, além de Alessandra Dantas, do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), e do representante da sociedade civil, Jolcemir da Silva.

Para Marielly Santana, participar da etapa nacional reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da política de assistência. “Participar da etapa nacional é representar com dignidade as demandas da proteção social básica, visto que todo aquele que se encontra em situação de vulnerabilidade necessita de um atendimento, acolhimento e proteção específica. Por isso o fortalecimento do SUAS é primordial e indispensável”, enfatizou.

A conferência nacional é o ápice de um processo iniciado nos municípios, onde são eleitos os delegados que seguem para a etapa estadual e, posteriormente, para a nacional. “Estamos discutindo aqui os 20 anos do SUAS, sob o tema proteção, inclusão social e resistência. Falamos do fortalecimento das políticas públicas, controle social, piso salarial da assistência social e melhorias nas ações que fortalecem o desenvolvimento social”, explicou o superintendente Kleber Pyrrho, ressaltando a importância de combater todas as formas de discriminação e violações de direitos.

De acordo com Kleber, a presença de Paulista na conferência representa um novo tempo para as políticas de desenvolvimento social e direitos humanos no município. “Fortalecer a política pública e a participação social pelo controle social é assegurar que a democracia seja efetivada e respeitada. Combater as violações de direitos é um papel primordial de uma gestão pública comprometida e que trabalhe para todos, respeitando suas condições, características, orientações, religião, raça, etnia, dentre outros. Por isso continuaremos trabalhando por todos e para todos”, afirmou.

Organizado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o encontro celebra ainda os 32 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). A programação segue com debates temáticos, plenárias deliberativas, atividades de participação social e a entrega do Prêmio CNAS Simone Albuquerque, que reconhece experiências inovadoras na implementação do SUAS em todo o país.

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude