Paulista celebra Semana Municipal da Capoeira com evento cultural

Neste sábado (9), o Sindicato dos Servidores do Município do Paulista (SINSEMPA) foi palco de mais uma atividade da Semana Municipal da Capoeira, reunindo mestres, capoeiristas, grupos culturais e autoridades locais. O encontro contou com a presença do secretário de Administração das Regionais, Jaime Domingos, e da secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues, que representou o prefeito Severino Ramos.

O evento fez parte da programação que celebra a Lei Municipal de 2018, responsável por instituir a Semana da Capoeira em Paulista. A iniciativa também integrou o 11º Encontro Internacional de Capoeira, que reuniu praticantes e admiradores de várias partes do Brasil e do mundo, contando ainda com apresentação de maracatu e jogos de capoeira que animaram o público presente.

Para o Mestre Chiba, anfitrião e referência da capoeira no município, o momento é de valorização e união. “Estamos praticando e trazendo adeptos de todas as idades. É uma alegria mostrar o 11º Encontro Internacional de Capoeira, com pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo. Hoje, o Maracatu Aurora Africana abrilhantou nossa festa e amanhã teremos a entrega de graduação, troca e formatura dos professores. Conto com vocês. Também é importante destacar o trabalho em parceria do Grupo Ilê Capoeira e do Grupo Arte Malícia, presidido pelo Mestre Grilo, que há muitos anos desenvolve esse trabalho”, ressaltou.

O mestre Sandrinho, da Nação Maracatu Aurora Africana, também destacou a importância da união cultural. “Viemos prestigiar o 11º Encontro Internacional de Capoeira, realizado pelo grupo Ilê Capoeira, do Mestre Chiba. Aproveito para agradecer à Prefeitura pelo incentivo à nossa cultura. Muito obrigado e não percam: amanhã tem mais, aqui a partir das 8h30”, convidou.

Representando o prefeito Severino Ramos, a secretária Amanda Rodrigues celebrou o impacto do encontro e recebeu, assim como outros homenageados, o certificado de Honra ao Mérito. “Quando se fala em capoeira em Paulista, lembramos do Mestre Chiba e de tantos outros. É uma honra participar e ver a importância desse trabalho, principalmente para as crianças. Também vi idosos participando. É algo lindo e fico muito feliz pelo convite”, afirmou.

O secretário Jaime Domingos, que também foi homenageado e celebrou seu aniversário no dia, reforçou o compromisso da gestão municipal. “Nada como celebrar com uma ação dessas, de capoeira e cultura. Esta semana nunca havia sido incentivada por nenhuma gestão, e hoje, com o governo Ramos, vemos o incentivo à cultura e o reconhecimento dessa prática. É importantíssimo para que jovens e a sociedade tenham uma vida melhor”, disse.

A programação segue até este domingo (10), com a cerimônia de graduação, troca e formatura dos professores, encerrando a Semana Municipal da Capoeira com mais um marco para a valorização da cultura afro-brasileira e o fortalecimento das tradições no município.

Categorias

Compartilhe:

Paulista capacita motoristas da saúde e reforça segurança e humanização no transporte de pacientes

Paulista apresenta práticas exitosas em workshop intermunicipal de liderança escolar em Serra Talhada

Novas creches vão ampliar oferta de vagas na educação infantil do Paulista

Paulista celebra 100% de participação das escolas no Concurso Ler Bem 2026

CEMEDI Telma Palmeira ganha sete novas salas e amplia atendimento na educação infantil do Paulista

Prefeitura do Paulista realiza nova convocação de professores aprovados em seleção

Seletiva municipal dos JEPs avança com disputas de voleibol em Paulista

Casa de Justiça e Cidadania é inaugurada no Paulista e amplia atendimento jurídico à população

Prefeitura do Paulista promove curso de boas práticas para manipuladores de cozinhas solidárias e comunitárias