Encontro Nacional de Controle Interno termina esta quinta-feira (25)

Servidores da Controladoria-Geral Municipal do Paulista (CGM) estão participando do Encontro Nacional de Controle Interno, em Goiânia, no Estado de Goiás (GO). O evento encerra esta quinta-feira (25), às 18h. O Encontro Nacional de Controle Interno. A iniciativa é realizada pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Goiás. Representando o município pernambucano, participaram o controlador-geral do município, Gustavo Albuquerque, e as servidoras Ella Drumond e Samara Freitas.

Na tarde desta quarta-feira, (24), o historiador Leandro Karnal apresentou uma palestra motivacional. Com o tema, ‘Gente que Inspira Confiança: o Papel do Humano no Controle das Organizações’, Karnal inspirou ainda mais os profissionais no emprego do seu ofício.

Para encerrar o evento, o médico cancerologista é aguardado para a palestra ‘Saúde Mental e a Pressão das Lideranças no Controle Interno’, a partir das 17h.

Modelo IA-CM

No primeiro dia do Encontro Nacional de Controle Interno, o evento foi marcado pela temática do modelo de auditoria interna do IA-CM. O IA-CM é uma sigla em inglês cuja tradução significa Modelo de Capacidade de Auditoria Interna. O modelo atende à Estrutura Internacional de Práticas Profissionais, conhecida como “IPPF” – International Professional Practices Framework.

Quem iniciou a discussão dessa temática no Encontro Nacional de Controle Interno, na edição 2025, foi  Maria João, durante o evento, no período da manhã. Ela é especialista líder de Gestão Financeira no Banco de Desenvolvimento da Ásia, com sede em Manila, Filipinas.

Na ocasião, Maria João ministrou a palestra ‘Do Local ao Global: A Jornada de Estruturação do IA-CM’. No turno da tarde, a discussão do modelo IA-CM continuou com Rodolfo Serrano,  coordenador da Câmara Técnica de Auditoria Interna do Conaci, e Fernanda Balduino, especialista em Gestão Financeira no Banco Mundial. Os dois profissionais, Serrano e Balduino, conduziram o painel ‘Estruturação e Progresso das Controladorias Brasileiras’.

Logo depois do painel, houve a apresentação de experiências de validação nível III IA-CM. Participaram Edmar Camata,  Presidente do Conaci e Secretário de Transparência e Controle do Estado do Espírito Santo, e Rodrigo Fontenelle,  Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais. Para completar a temática IA-CM houve a entrega de placas nível II e III IA-CM.

Pernambuco é destaque na premiação Estudantes em Movimento

No período da tarde desta quinta-feira (25), a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada em Quixaba, no Sertão de Pernambuco, recebeu o troféu da Premiação Estudantes em Movimento, na categoria destaque Estadual. O projeto destacou a mobilização dos estudantes que solucionaram um problema histórico da unidade: a falta de água nos banheiros da escola.

A Escola Municipal Amador Aguiar, em Conceição do Mato Dentro (MG), foi a vencedora na categoria destaque municipal. Quase 80% dos alunos se tornaram auditores mirins. Com o apoio da comunidade, eles criaram uma horta e revitalizaram os jardins, resgatando tradições locais e fortalecendo os laços culturais.

Confira a programação desta quinta-feira

25 de setembro

Confira o canal do Youtube do Conaci (https://www.youtube.com/watch?v=rdlsrzxGQJ0).

9h – Palestra | O Papel do Controle na Detecção de Fraudes e Irregularidades

• Gilberto Waller – Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

10h – Painel | Ouvidorias e Gestão de Riscos como Instrumento de Governança

• Yohhan de Souza – Consultor, professor universitário, palestrante e formador em temas como LGPD, ética, compliance, ouvidoria, assédio e gestão pública

• Alline Agapito – Gerente de Auditoria em Gestão de Riscos da Controladoria-Geral do Estado de Goiás

11h – Painel | Governança e Controle: Alicerces para um Brasil mais Justo

• Erika Lacet – Vice-presidente de Controle Interno e Governança do Conaci

• Francisco Netto – Auditor fiscal da Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia SEFIN-RO

12h – Almoço

14h – Premiação Estudantes em Movimento

14h30 – Painel | Técnicas de Detecção de Fraudes e Aplicação da Lei Anticorrupção

• Alexandre Falcão – Coordenador da Câmara Técnica da Lei Anticorrupção do Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci e Subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial da SECONT/ES

• Fabian Maia – Diretor de Investigações e Operações Especiais da CGU

15h – Case CGE/GO | 1ª Contratação Pública de Solução Inovadora (CPSI) do Estado de Goiás

• Robinson Vaz – Superintendente da Controladoria Especializada em Ações Especiais e Inteligência da CGE-GO

15h30 – Coffee break

16h – Painel | ESG e Auditoria: Referencial de Boas Práticas

• Ana Marinho – Consultora do Banco Mundial

• Júlia Bahia – Jornalista e pesquisadora

• Florencia Difilippo – Líder da Divisão de Gênero da Secretaria-Geral Ibero-americana (Segib)

• Luís Augusto Rocha – Vice-presidente de Relações Institucionais do Conaci

17h – Palestra | Saúde Mental e a Pressão das Lideranças no Controle Interno

• Drauzio Varella – Médico cancerologista

18h – Encerramento

Categorias

Compartilhe:

Paulista capacita motoristas da saúde e reforça segurança e humanização no transporte de pacientes

Paulista apresenta práticas exitosas em workshop intermunicipal de liderança escolar em Serra Talhada

Novas creches vão ampliar oferta de vagas na educação infantil do Paulista

Paulista celebra 100% de participação das escolas no Concurso Ler Bem 2026

CEMEDI Telma Palmeira ganha sete novas salas e amplia atendimento na educação infantil do Paulista

Prefeitura do Paulista realiza nova convocação de professores aprovados em seleção

Seletiva municipal dos JEPs avança com disputas de voleibol em Paulista

Casa de Justiça e Cidadania é inaugurada no Paulista e amplia atendimento jurídico à população

Prefeitura do Paulista promove curso de boas práticas para manipuladores de cozinhas solidárias e comunitárias