Encerramento do Workshop de Maquiagem Carnavalesca em Paulista marca avanço na capacitação de mulheres

Na tarde desta terça-feira (20), chegou ao fim o Workshop de Maquiagem Carnavalesca, uma iniciativa realizada por meio da parceria entre a Secretaria Executiva da Mulher do Paulista e a ONG Maria Joana. Com uma carga horária total de 15 horas, o curso aconteceu no Centro da Mulher Empreendedora, na Praça João Pessoa, no Centro, proporcionando capacitação e novas oportunidades.

O curso ofereceu a dezenas de mulheres da cidade a oportunidade de desenvolver habilidades na área da maquiagem artística, possibilitando novas oportunidades de renda. Ao término da formação, as participantes foram contempladas com um certificado de conclusão.

De acordo com a secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, o workshop  proporcionou às mulheres não apenas aprendizado, mas também uma ferramenta para sua autonomia financeira. “Estamos muito felizes com o sucesso do curso. A parceria com a ONG Maria Joana e a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos reforça nosso compromisso em criar oportunidades e fortalecer o empreendedorismo feminino em Paulista”, afirmou.

Na ocasião, Fabrina também destacou que a independência financeira é um fator essencial para que muitas mulheres consigam sair de relacionamentos abusivos. “Muitas vezes, a dependência não é apenas emocional, mas também financeira. Ao promovermos iniciativas como essa, ajudamos essas mulheres a romperem ciclos de violência e conquistarem dignidade e estabilidade”, completou.

Durante o evento, a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues, ressaltou a importância da parceria entre as pastas municipais e iniciativas voltadas para a formação das mulheres, com ênfase naquelas em situação de vulnerabilidade social. “Estou bem engajada em fazer esse tipo de parceria porque acho que é muito importante capacitarmos mulheres que não têm oportunidades de trabalho. Assim, elas podem se inserir no mercado de trabalho e conquistar independência financeira”, afirmou.

Valdir Junior, representante da ONG Maria Joana, enfatizou o impacto da integração com o poder público na ampliação do atendimento às mulheres. “Nosso objetivo é trazer o público feminino, incluindo vítimas de violência e mulheres em tratamento de doenças, para oportunidades de empreendedorismo. Isso não apenas gera renda, mas também possibilita que elas sustentem suas famílias e mudem suas realidades”, ressaltou.

A ONG Maria Joana, que foi parceira na realização do evento, tem atuação estadual e é reconhecida como utilidade pública municipal. Embora sua sede esteja localizada no bairro de Paratibe, em Paulista, a organização presta assistência a diversos públicos, desde crianças até idosos, reforçando sua missão de defesa dos direitos humanos.

Fotos: Taylinne Barret / SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Paulista capacita motoristas da saúde e reforça segurança e humanização no transporte de pacientes

Paulista apresenta práticas exitosas em workshop intermunicipal de liderança escolar em Serra Talhada

Novas creches vão ampliar oferta de vagas na educação infantil do Paulista

Paulista celebra 100% de participação das escolas no Concurso Ler Bem 2026

CEMEDI Telma Palmeira ganha sete novas salas e amplia atendimento na educação infantil do Paulista

Prefeitura do Paulista realiza nova convocação de professores aprovados em seleção

Seletiva municipal dos JEPs avança com disputas de voleibol em Paulista

Casa de Justiça e Cidadania é inaugurada no Paulista e amplia atendimento jurídico à população

Prefeitura do Paulista promove curso de boas práticas para manipuladores de cozinhas solidárias e comunitárias