Em Paulista, feirinha de artesanato leva cidadania e saúde à população

A comunidade de Tabajara, em Paulista, recebeu, nesta sexta-feira (10), mais uma edição da Feirinha Viver é Arte. A ação levou serviços de saúde, cidadania e artesanato para perto das pessoas e contou com o apoio da Prefeitura do Paulista, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, além de parcerias com o Grau Técnico, Senac e Bombril.

Durante o evento, a população teve acesso a diversos serviços gratuitos, como vacinação humana e animal, emissão do cartão do SUS, coleta de citologia, massagem, aferição de pressão arterial e auriculoterapia. Por meio do CRAS, foram oferecidas palestras sobre direitos humanos e igualdade racial, além de atendimento para inscrição e atualização do Cadastro Único e orientação de assistentes sociais. Já o CREAS esteve presente para realizar atendimentos voltados à mediação de conflitos familiares.

A responsável pela Feirinha Viver é Arte, Sandra Santos (Sandrinha), destacou o papel social do projeto. “A feirinha existe há 20 anos para dar dignidade ao nosso povo e incentivar o empreendedorismo local. Temos muita procura, convites de várias comunidades. Hoje, conseguimos preencher todas as vagas para os atendimentos de saúde e ainda realizar pré-agendamentos para quem chegou depois”, afirmou.

A superintendente da Proteção Social Básica, Wellycandida Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa em regiões mais afastadas. “Essa parte de Tabajara é uma área de difícil acesso. Muitas famílias acabam desmotivadas por precisar se deslocar até o CRAS. O projeto do CRAS Itinerante surge para superar esse obstáculo, garantindo que todos tenham acesso aos serviços que são seus por direito”, explicou.

A biomédica estética e professora do Grau Técnico, Juliane Lopes, também reforçou a relevância das práticas de saúde integrativas. “Essas ações são essenciais para o bem-estar da população. Depois da pandemia da COVID-19, houve um aumento expressivo de casos de estresse, depressão e ansiedade. As práticas integrativas trazem qualidade de vida, e hoje a medicina tradicional já reconhece e trabalha em conjunto com a medicina alternativa”, completou.

Com mais de duas décadas de atuação, a Feirinha Viver é Arte segue fortalecendo o empreendedorismo local e levando atendimento social e humano a diversas comunidades do município.

Fotos: Renato Ramo / SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude