Educação do Paulista participa da I Feira de Ciências Ambientais de Paulista

A Secretaria de Educação e Esportes do Paulista (SEEPA) marcou presença na I Feira de Ciências Ambientais de Paulista, realizada nesta sexta-feira (24), no ginásio do Sesi Paratibe. O evento integrou a programação da V Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia de Paulista e Municípios Parceiros e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Paulista 2025, reunindo estudantes e professores das Redes Municipais e Estaduais, em uma grande mostra de projetos voltados à sustentabilidade, à inovação científica e ao protagonismo estudantil.

Durante o encontro, as escolas municipais do Paulista apresentaram experimentos e pesquisas sobre temas como mudanças climáticas, poluição plástica, microplásticos nos oceanos, energia limpa, inovação sustentável e preservação ambiental. As produções revelaram o engajamento dos estudantes e a importância da educação científica como ferramenta de transformação social e ambiental.

Entre os trabalhos apresentados, destacaram-se:

“Do Fundo do Mar ao Futuro da Terra: Compreendendo a Sexta Extinção e os Efeitos dos Microplásticos nos Oceanos”, da Escola Municipal Susie Régis;

“Clube STEAM Mentoria: Aprendizagem Criativa e Inovação Sustentável na Escola”, da Escola Municipal Jaime Gonçalves Bold;

“Mudanças Climáticas e Poluição Plástica”, da Escola Municipal Ministro Marcos Freire;

“Reciclar é Transformar: Consciência em Ação”, da Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, que destacou o protagonismo dos estudantes em práticas de reaproveitamento de resíduos;

“Lixo Zero: Reduzir, Reutilizar e Reciclar para um Futuro Sustentável”, da Escola Municipal Maria José Barbosa;

“Mar Limpo”, da Escola Radialista Edvaldo Morais, Os oceanos, berço da vida no planeta e reguladores essenciais do clima.

“Sistema de Proteção de Ninhos de Tartarugasnas Praias do Paulista”, da Escola Municipal Terezinha Camarotti

“Mar de Descoberta”, da Creche Maria Anunciada de Arruda – Irmã Linda, que explorou o aprendizado ambiental por meio da curiosidade e da experimentação das crianças.

“Garra Coletora” A poluição dos mares e rios tem se tornado um dos maiores problemas ambientais da atualidade;

“Cultura Oceânica: Das Algas Marinhas para à Alga Marina, Escola Municipal Professora Alga Marina;

Para a secretaria de Educação e Esportes, a realização da feira mostra o potencial criativo e científico dos estudantes da rede municipal, reforçando o compromisso do Paulista com uma educação pública de qualidade, conectada à sustentabilidade e à formação cidadã.

Categorias

Compartilhe:

Paulista promove encontro com pescadores e marisqueiras do município

Ensaio geral da Paixão de Cristo reforça tradição cultural e religiosa em Paulista

Parque das Paineiras recebe Show de Talentos em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Domingo de cuidado: Mutirão da Saúde da Mulher amplia atendimentos no Paulista

Mostra de Cultura Negra do Paulista encerra com shows e serviços de saúde na Orla do Janga

Paulista celebra Dia Mundial da Água com ação de Educação Ambiental na praia de Enseadinha

GT da Mulher do Paulista realiza primeira reunião do ano com Núcleo Estadual de Prevenção Social (NEPS) para discutir políticas de prevenção à violência contra a mulher

Carreta da Mulher Pernambucana reforça atendimento à saúde feminina no Paulista

Prefeitura do Paulista realiza simulação de deslizamento para público PCD em Arthur Lundgren II