Ciranda Pedagógica fortalece gestão escolar na rede municipal do Paulista

A Secretaria de Educação e Esportes do Paulista (SEEPA) realizou, nesta terça-feira (26), e na quarta-feira (27), uma série de atividades voltadas ao Projeto Ciranda Pedagógica 2026. As ações aconteceram nas escolas municipais Brigadeiro Aldo Pinho Alves, Dr. Geraldo Pinho Alves, Governador Miguel Arraes, Frederico Lundgren, Imperatriz Maria Leopoldina e Agamenon Magalhães, reunindo Gestoras, Gestores, Vices, Coordenadores e Coordenadoras Pedagógicas. 

A atividade tem o objetivo de promover um espaço colaborativo entre as equipes gestoras, fortalecendo o alinhamento pedagógico-administrativo e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem,  eintegrando a política de formação continuada da rede municipal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Inspirado na simbologia da ciranda e da jangada, elementos culturais que representam união, diálogo e cooperação, o projeto busca fortalecer práticas de gestão alinhadas às diretrizes pedagógicas do município, incentivando a troca de experiências e o planejamento coletivo.

Durante os encontros, os participantes discutiram estratégias pedagógicas, planejamento escolar, acompanhamento da aprendizagem e ações voltadas à melhoria dos resultados educacionais nas unidades de ensino.

A coordenadora de Acompanhamento Pedagógico, Simone Almeida, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das práticas educacionais no município.

“Quando gestores e coordenadores caminham juntos, conseguimos construir estratégias mais eficientes para garantir avanços na aprendizagem dos estudantes. A Ciranda Pedagógica nasce justamente para fortalecer esse diálogo e promover uma educação cada vez mais colaborativa e humanizada”, afirmou.

A gerente de Ensino e Gestão, Jacqueline Lima, também ressaltou o impacto positivo da formação continuada para as equipes escolares.

“Esse projeto reforça o compromisso da rede municipal com a qualificação permanente dos profissionais da educação. Nosso objetivo é fortalecer o planejamento, alinhar ações pedagógicas e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas do Paulista”, pontuou.

A programação contou ainda com momentos de socialização de práticas exitosas, debates e reflexões sobre os desafios da gestão escolar, fortalecendo o trabalho coletivo entre os profissionais da educação municipal.

Fotos: Chico Peixoto/SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Dia Mundial do Meio Ambiente: temporada histórica faz Paulista bater recorde de ninhos e nascimentos de tartaruga-de-pente

Paulista reinaugura Cozinha Comunitária no Janga e amplia ações de segurança alimentar

Prefeitura do Paulista fortalece atendimento a estudantes com deficiência visual com entrega de materiais e equipamentos

USF Marcelo Dias, no Janga, é reinaugurada pela Prefeitura do Paulista após requalificação

Prefeitura do Paulista convoca novos professores aprovados em seleção simplificada

Paulista sedia etapa regional de handebol dos Jogos Escolares de Pernambuco e define classificados para fase estadual

Escolas municipais do Paulista recebem novos fogões industriais para reforçar preparo da merenda escolar

Feira da Saúde tem grande adesão no primeiro dia e segue até sábado no Centro do Paulista

Semana do Meio Ambiente leva estudantes para vivência em área de Mata Atlântica na Estação Ecológica de Caetés