Carnaval escolar leva cultura e diversão aos estudantes de Paulista

As escolas da Rede Municipal de Ensino do Paulista realizaram, nesta sexta-feira (13), uma série de vivências carnavalescas que mobilizaram estudantes, educadores e famílias em momentos marcados por cultura, ludicidade e valorização das tradições populares.

Entre as unidades que promoveram a folia, estão as  Escolas Municipais Maria José Barbosa, Prof° Paulo Freire, Edison Gomes, localizadas no Janga, a Escola Municipal Marcílio Dias, situada em Pau Amarelo, além de todas as outras Unidades Escolares que vivenciaram a cultura carnavalesca, conforme calendário letivo. 

Com fantasias coloridas, cortejos e apresentações musicais, as crianças participaram de experiências que uniram aprendizado e diversão. Professores e equipes gestoras organizaram atividades pedagógicas relacionadas à história do Carnaval, estimulando a criatividade, o respeito e a participação coletiva.

Para a gestora da Escola Municipal Maria José Barbosa, Lucineide Mendonça, o momento reforça a importância da cultura dentro do ambiente escolar. “O Carnaval também é conhecimento. Trabalhamos a tradição, a socialização e o protagonismo das crianças. É bonito ver a participação das famílias e o envolvimento dos estudantes em cada detalhe da festa”, ressaltou.

A Gerente de Ensino, Panmella Dias, destacou que as vivências culturais fortalecem o processo de aprendizagem. “Quando a escola abre espaço para a cultura popular, ela amplia o repertório dos estudantes e torna a Escola viva e o ensino mais significativo. Esses momentos promovem integração, pertencimento e contribuem para a formação integral dos nossos estudantes”, afirmou.

As ações reforçam o papel da escola como espaço de convivência e preservação cultural, aproximando a comunidade do cotidiano escolar e incentivando a participação coletiva.

Fotos: Chico Pedrosa/SEI e SEEPA

Categorias

Compartilhe:

Justiça Federal suspende restrição no CAUC e assegura regularidade fiscal do Município do Paulista

Abertura do Carnaval de Paulista 2026 lota a Orla do Janga

Bloco Vó Raimunda transforma o Janga em palco de acolhimento e alegria

Procon Paulista realiza, na orla do Janga, ações educativas de fiscalização para o Carnaval

Carnaval de Paulista começa com cortejo multicultural e celebração da cultura popular

Defesa Civil intensifica vistorias no bairro da Mirueira e anuncia obra de contenção na localidade

Paulista receberá resultados do mapeamento de áreas de risco e plano de intervenções

Encontro reforça prioridades pedagógicas da rede municipal de ensino do Paulista

Paulista firma convênio e garante circulação integrada de táxis no Carnaval 2026