O Carnaval de Paulista teve início oficial nesta sexta-feira (13) com um grande cortejo de abertura que reuniu blocos líricos, agremiações carnavalescas, bois, nações de maracatu, passistas e muito frevo no Centro da cidade. Com o tema “Abre alas, a cultura popular vai passar”, a programação destacou a valorização das tradições e a diversidade cultural do município.
A concentração ocorreu na Praça Alberto Lundgren, de onde o cortejo seguiu pela Rua Siqueira Campos (Rua do Comércio) até a Praça Agamenon Magalhães, em frente à Igreja de Santa Isabel, onde a festa foi encerrada com show do Quinteto Violado.
Entre as atrações que animaram o público estiveram os Blocos Líricos, as Orquestras PNAB 1, Caboclinho Taquarací, Bira do Pandeiro, Boi Mandingueiro, Maracatu Camaleão, Gingado das Baianas, passistas e bonecos gigantes, reforçando o brilho e a tradição do Carnaval pernambucano.
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Amanda Ramos, destacou a importância do resgate cultural promovido pela gestão municipal. “Esse resgate é super importante. A gente tem visto o quanto as mulheres, as poderosas do Janga e outras culturas também daqui da nossa cidade precisam desse apoio e incentivo, e a gente está vendo isso tudo hoje aqui é um sinal de que estamos no caminho certo da valorização da nossa cultura”, concluiu Amanda Ramos.
Já o secretário de Turismo e Cultura, José Ronaldo, ressaltou o simbolismo da abertura no Centro da cidade. “Sem sombra de dúvidas, a abertura do Carnaval de Paulista aqui no Centro é muito simbólica, sobretudo porque a gente tem dado muita ênfase à cultura popular. O Carnaval da cidade é plural, é diverso e tem acontecido em todos os bairros, em todos os cantos da cidade, com muita cultura, muita alegria. O povo tem que sair de casa para brincar na paz, com muito amor, com muita vontade de ser feliz”, afirmou.
Moradora da cidade, a aposentada Zezinha Lima, de 73 anos, se emocionou com a festa. “Maravilhoso! Nasci aqui em Paulista, nunca vi um carnaval dessa magnitude. Obrigado ao prefeito Ramos”, agradeceu.
A abertura marcou o início de uma programação que promete levar cultura, alegria e tradição a diversos bairros do município ao longo do período carnavalesco.
Fotos: João Gonçalves/SEI
















