Ir para o conteúdo

Ação do Março Lilás leva palestras e exames preventivos à Policlínica Josino Guerra

Em alusão ao Março Lilás, campanha dedicada à conscientização e ao combate ao câncer do colo do útero, uma ação especial foi realizada nesta sexta-feira (13) na Policlínica Severino Josino Guerra, em Maranguape I. Promovida pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa reuniu mulheres da comunidade em uma programação voltada à promoção da saúde, prevenção de doenças e incentivo ao autocuidado.

A programação contou com uma palestra com o tema “Prevenção e Diagnóstico Precoce na Saúde da Mulher”, ressaltando a importância da realização periódica de exames e do acesso à informação. As participantes também tiveram acesso a serviços oferecidos pelo CTA Itinerante, como testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, e citologia.

O gerente administrativo da policlínica, Valdeco Régis, destacou que a ação é uma oportunidade para apresentar os serviços oferecidos pela unidade. “A ideia é facilitar o acesso a exames, informar sobre os cuidados com a saúde e explicar como funciona o atendimento da unidade. Agradecemos à Secretaria de Saúde e ao prefeito Ramos pelo empenho em garantir as condições necessárias para a realização de atividades como esta, tão importantes para a comunidade”, enfatizou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, Amanda Ramos, participou da atividade, contribuindo com o debate sobre a proteção da mulher. Ela reforçou a importância de fortalecer a rede de apoio e ampliar o amparo às mulheres, garantindo acesso a canais de acolhimento. “Nosso compromisso é assegurar que todas saibam aonde recorrer em situações de violência e que, por meio da articulação entre as pastas municipais, cada mulher tenha acesso a suporte, informações e acompanhamento adequado”, afirmou.

A dona de casa Edite Lima, de 50 anos, moradora de Maranguape I, esteve entre as participantes e aproveitou a oportunidade para realizar seus exames. “Já fiz os testes rápidos e agora vou participar desse encontro que fala sobre temas importantes para a saúde da gente. Muitas vezes a mulher cuida da casa, dos filhos e acaba deixando a própria saúde para depois. Por isso, é importante reservar um tempinho para se cuidar e manter os exames em dia”, disse. 

Fotos: Chico Peixoto / SEI

Categorias

Compartilhe:

Há 25 anos, Paulista recebia os restos mortais do padre João Ribeiro, herói da Revolução de 1817

Comunicado Oficial

SEEPA promove formação imersiva no Recife Antigo para valorizar educadores

Av. Costa Azul, em Pau Amarelo, começa a receber novo asfalto

Paulista recebe atendimento técnico do Estado para qualificar a assistência social

Paulista encerra programação do Mês das Crianças com atividades de lazer e cidadania

Com requalificação de cineteatro, Paulista se prepara para resgatar tradição cultural de mais de 80 anos

Paulista promove ação do Outubro Rosa com serviços de saúde e bem-estar em Arthur Lundgren II

Paulista mantém cronograma de mamografias itinerantes durante o mês de novembro