Ação para alertar sobre riscos do excesso de telas entre crianças marcou a programação da USF Artur Lundgren II, nesta quinta (11)

 

Com o objetivo de alertar pais e responsáveis dos riscos à saúde pelo uso excessivo de telas de celulares, tablets e computadores por crianças e adolescentes, a Secretaria de Saúde do Paulista realizou, na manhã desta quinta-feira (11), a programação ‘A janela da infância é o brincar’. A iniciativa aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Artur Lundgren II.

Durante a programação, os participantes contaram com diversas atividades, dentre elas: roda de diálogo, contação de história e serviço de vacinação contra a dengue, HPV e meningite para o público de 10 a 14 anos. A ação trouxe ainda apresentação lúdica com agentes de endemias sobre as arboviroses e como prevenir doenças transmitidas por mosquitos como Dengue, Zica e Chikungunya. 

A roda de diálogo foi conduzida pela enfermeira da USF Fernanda Correia e pela fonoaudióloga da Equipe de Multiprofissionais de Saúde, e-Mult, Maria Arlinda Albuquerque de Souza. Na ocasião, elas abordaram os impactos do uso excessivo de telas no comportamento, na aprendizagem e na linguagem tanto do público adolescente como infantil.

A dona de casa Rayane Francisca da Silva, de 31 anos, que levou os três filhos, além do sobrinho, elogiou a iniciativa, revelando as precauções já adotadas em relação ao tempo de tela da garotada. Ela contou que, devido a problemas na vista de uma das crianças que passava a noite no celular, ela precisou estabelecer limites.

“Gostei muito e acho que deveria ter mais ações como essas, para que as crianças vejam a importância de quando a gente fala sobre a tela do celular. Eu costumo regular o tempo de tela, inclusive o celular trava após o período programado. E quando tentam baixar algum aplicativo novo, eu recebo uma notificação no e-mail”, relatou Rayane.

De acordo com a enfermeira Fernanda Correia, o excesso de tempo de tela interfere diretamente, tanto no desenvolvimento saudável, como nas relações sociais e interpessoais. “Estávamos verificando nos atendimentos clínicos um desenvolvimento deficiente das crianças e a conexão desses problemas com o uso de telas. Boa parte desse público infantil está sendo apresentado a elas de maneira precoce. Em relação às emoções, por exemplo, geralmente observamos muita irritabilidade nas crianças maiores e nas crianças menores, atraso no desenvolvimento escolar e na interação social”, afirmou. 

Brincadeiras sem celular

Para a fonoaudióloga da Equipe de Multiprofissionais de Saúde  e-Mult,  Maria Arlinda Albuquerque de Souza, além de conscientizar os pais ou responsáveis sobre as consequências do uso abusivo de tela no desenvolvimento da criança, é importante também oferecer oportunidade de se divertirem com diferentes brincadeiras.

“Muitas crianças deixam de estudar, de realizar outras atividades, para permanecerem no celular, além de ficarem comparando suas vidas com a de outras pessoas nas redes sociais, o que pode trazer muitos adoecimentos. Não desconsideramos a importância do celular, nem a relevância de serviços que podem ser oferecidos pela Internet, o que  gostaríamos de salientar é que esse tempo de uso precisa ser regulado. Outro ponto a ser levado em consideração é que é preciso oferecer novas opções de brincadeiras para a garotada, pois não basta somente reduzir o tempo do aparelho, é preciso mostrar que existem outras possibilidades de brincar e se divertir”, explica a fonoaudióloga.

Na ocasião, prestigiando a atividade, a secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues, que é fisioterapeuta, ressaltou a relevância da temática. Para ela, iniciativas como essas são de grande importância para alertar os pais e as crianças sobre os riscos à saúde dos filhos.

“Na época em que fiz meu projeto de pesquisa de conclusão de curso em Fisioterapia, já observávamos, em crianças de 6 a 12 anos, a presença de problemas de coluna como escoliose lombar tanto pelo uso de mochilas quanto, principalmente, pelo uso excessivo das telas E é importante que uma temática como essa alcance muitos espaços”, ressaltou a gestora.

Fotos : Juan Marvin

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude