Paulista realiza 1ª Feira de Empreendedorismo e Artesanato da Pessoa Idosa

Com o objetivo de valorizar a pessoa idosa e gerar oportunidades de renda, a Prefeitura do Paulista, através da secretaria de Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos em parceria com  com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde, Administração das Regionais, além das instituições Senac e Grau Técnico promove a 1ª Feira de Empreendedorismo e Artesanato da Pessoa Idosa. O evento acontece na Praça Agamenon Magalhães, no Centro, e tem duração de dois dias, começando nesta quinta-feira (9) e seguindo até sexta (10), das 8h às 17h.

A iniciativa reúne idosos de diversos grupos e serviços de convivência, além de representantes da sociedade civil e artesãos do município, que têm a oportunidade de expor e comercializar produtos confeccionados à mão, como peças de crochê, bordados, pinturas, bijuterias, comidas típicas e artigos decorativos. A feira visa  fortalecer a autoestima, a convivência social e a autonomia das pessoas idosas, ao mesmo tempo em que estimula o empreendedorismo e a valorização do trabalho artesanal.

A secretária de Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues, destacou a relevância da iniciativa e o empenho da gestão em valorizar a cultura local. “É a primeira feira que estamos promovendo, e é uma satisfação enorme, uma grande felicidade. Trouxemos artesãs aqui mesmo de Paulista para dar um toque especial ao evento, além de um forrozinho para animar o público. Essa ação é muito importante para a nossa cidade. Vamos continuar unidos para fortalecer e consolidar essa feira como um evento permanente”, afirmou a secretária.

De acordo com o superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, a proposta reforça o compromisso da gestão com a inclusão social. “Temos trabalhado para empoderar a pessoa idosa. Hoje, além de exporem seus trabalhos, eles também encontram uma forma de complementar a renda. Muitas vezes ficam ociosos em casa, mesmo possuindo grande talento e capacidade. Uma gestão comprometida precisa abrir portas e dar visibilidade a esse grupo”, destacou.

A artesã Maria Cristina Moura, de 65 anos, confecciona bolsas de jeans, crochê e tecidos crus desde a adolescência, e celebra a iniciativa. “É uma ótima oportunidade para nós, artesãos e idosos. É bom para não ficarmos em casa ociosos, e espero que o projeto continue. Participo de outras feiras e adoro apresentar meu trabalho, é sempre uma experiência muito boa”, contou.

O artista Jaime Costa, de 60 anos, que há mais de três décadas se dedica à pintura e escultura em casca de cajazeiro, ressaltou a importância do evento como um incentivo para divulgar seu trabalho a um público mais amplo. “Eu já faço trabalhos com pintura em tela e agora trago para a feira algumas peças feitas com a casca do cajazeiro. É gratificante poder mostrar minha arte e ver o reconhecimento das pessoas. A feira é uma forma de incentivo para todos nós que vivemos da criatividade”, afirmou.

Fotos: Gerson Nascimento / SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude