Paulista encerra Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no SESI Paratibe

Entre telas, experimentos e sons digitais, Pedro Luiz, de 15 anos, vivia um sábado inesquecível no SESI Paratibe. Fascinado por tecnologia e videogames, o adolescente foi um dos muitos jovens que se encantaram com as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Paulista, um evento que transformou curiosidade em aprendizado e mostrou que o futuro pode ser construído com criatividade e inovação. O evento foi realizado na sexta-feira (24) e no sábado (25).

 

A técnica de enfermagem Suzana Maria, de 40 anos, acompanhou o seu irmão Pedro Luiz, e destacou a importância da iniciativa. “Ele está gostando muito. Veio nos dois dias e está adorando a Arena Gamer, porque ama tecnologia e videogame. Um evento desse é muito importante, porque educação é a base de tudo, e a interação com outros alunos, os amigos, conta muito também”, contou.

 

A iniciativa também integrou a V Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do município e contou com a realização da I Feira de Ciências Ambientais, na sexta (24), que reuniu estudantes de diversas escolas apresentando projetos voltados à sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. O público pôde conferir experimentos científicos, demonstrações de robótica e espaços interativos, como a Arena Gamer – um dos pontos mais movimentados do evento.

 

De acordo com o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Andrade, o evento superou todas as expectativas. A programação contou com mais de duas mil inscrições e movimentou o público com oficinas de robótica, experimentos científicos e competições digitais. A feira de ciências, realizada na sexta-feira (24), reuniu trabalhos de escolas municipais e de cidades vizinhas, e o encerramento trouxe campeonatos de Free Fire, Valorant e League of Legends, com premiações para os participantes.

 

“A gente conseguiu superar o público que esperava. Foram mais de 2 mil pessoas inscritas, com muita robótica, tecnologia, inovação e ciência. A feira foi sensacional, e neste sábado encerramos em grande estilo, com os campeonatos gamers. Paulista nunca teve algo assim, e o prefeito Ramos conseguiu inovar e trazer essa experiência para o município”, afirmou Thiago.

 

O secretário também anunciou novas ações voltadas à inclusão digital e ao fortalecimento da inovação na cidade. De acordo com Andrade, no próximo ano, a Semana de Ciência e Tecnologia será ainda maior, com a participação de todas as escolas públicas e particulares do município. 

 

“Além disso, estamos implementando mais de 200 pontos de Wi-Fi gratuitos em diferentes áreas da cidade, criando arenas de hackathon para desenvolver soluções tecnológicas para os desafios urbanos e levando oficinas de robótica às escolas e comunidades. E já posso antecipar que, em março, Paulista será sede do Fórum de Cidades Inteligentes de Pernambuco, reunindo prefeitos e gestores de todo o estado para debater inovação e tecnologia. Vai ser histórico”, concluiu.

 

Fotos: Juan Marvin / SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude