Centro de Artes e Cultura de Pernambuco realiza a 1ª Outorga da Ordem do Mérito da Cultura em cerimônia solene no Paulista

Em uma celebração marcada por emoção, reconhecimento e forte representatividade cultural, o Centro de Artes e Cultura de Pernambuco realizou, nesta sexta-feira, a cerimônia de outorga da 1ª Ordem do Mérito da Cultura, no plenário da Câmara Municipal do Paulista.

A solenidade, inédita em Pernambuco e no Brasil, homenageou grandes nomes e expressões da cultura pernambucana em diversos segmentos, como teatro, música, folclore e literatura. Também foram destacados representantes das culturas afro-brasileira, indígena e nordestina.

Entre os homenageados, estiveram maestros renomados como Ademir Araújo, conhecido como Maestro Formiga, e Moisés da Paixão, além de representantes das academias de letras e artes, como Lúcia Souza, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), com atuação nacional e também no município do Paulista.

A cerimônia foi conduzida pela presidente do Centro de Artes e Cultura de Pernambuco, Margarett Leite, que está à frente da instituição há 25 anos. Emocionada, ela ressaltou a importância histórica e simbólica do momento. “Estamos com muita, muita, muita felicidade, porque estamos realizando a primeira outorga em Pernambuco e no Brasil da Ordem do Mérito da Cultura. Esse mérito é ser digno da palavra cultura. Porque a cultura liberta, edifica e transforma. Mas também é preciso compromisso, ética, moral e luz. Essa cerimônia marca o início de um novo tempo de reconhecimento dos verdadeiros guardiões da cultura brasileira”, declarou.

Um dos pontos altos da solenidade foi o juramento com a espada Excalibur, inspirada nas lendas do Rei Arthur e da Corte de Avalon, representando Justiça e Compromisso com os valores elevados da cultura. O ato remete às tradições medievais de cavalaria e honra, adaptadas ao contexto brasileiro.

Após o juramento, os agraciados receberam medalha e certificado oficial que os reconhecem como Cavaleiros e Damas da Ordem do Mérito da Cultura. Trata-se da primeira condecoração oficial desse tipo no Brasil, distinta da Ordem Cultural concedida periodicamente pelo Ministério da Cultura. A outorga simboliza um marco na valorização da cultura popular, erudita e ancestral, com destaque para tradições nordestinas como caboclinhos, bacamarteiros e referências ao cangaço.

A programação cultural da noite também reforçou esse simbolismo, com apresentações que representaram a diversidade e a riqueza do patrimônio imaterial de Pernambuco, reunindo música, dança e expressões populares em um espetáculo de encerramento à altura da ocasião.

Fotos Priscila Silva/SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude