Prefeitura do Paulista realiza ação de saúde e cidadania em terreiro em Pau Amarelo

A Prefeitura do Paulista, por meio das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, realizou, nesta sexta-feira (28), na Tenda da Mestra Paulina, uma ação que integrou serviços de saúde e cidadania voltados para a comunidade. Entre os atendimentos oferecidos, estiveram consultas com psiquiatra, cardiologista e clínico geral, atualização do Cadúnico, emissão de RG, aferição de pressão arterial, além de vacinação humana e animal.

 

A iniciativa integra a edição 2025 do programa Àṣẹ Porã: Cidadania & Saúde nos Terreiros, que tem como objetivo valorizar o papel social dos povos tradicionais de terreiro e reconhecer esses espaços como territórios de cuidado, acolhimento e fortalecimento comunitário.

 

O diretor de Igualdade Racial, André Luiz, destacou o caráter simbólico e educativo da ação. “Esse é um projeto que vai além de apenas levar serviços à população, o que já é muito importante. Mas também nos propomos a desmistificar a visão que parte da sociedade ainda tem sobre os terreiros de umbanda, candomblé e jurema. Aqui se presta caridade, aqui se dá e se recebe amor. O povo acha que o diabo é Exu, mas na nossa religião não existe diabo”, afirmou.

 

A coordenadora da População Negra, Cíntia Gonçalves, reforçou que a ação tem alcance comunitário e não se restringe ao público do terreiro. “A gente trouxe a saúde para dentro do terreiro para quebrar o estigma que esses espaços carregam, essa ideia de que terreiro é macumba, é coisa ruim. Viemos mostrar que aqui há pessoas, há pacientes, há comunidade. E esses serviços não são apenas para quem frequenta o terreiro, mas para toda a população do entorno”, declarou.

 

A dona de casa Regina Figueiredo, de 55 anos, avaliou a ação de forma positiva. “Esse evento é maravilhoso. A comunidade estava precisando. Apesar do preconceito que ainda existe, isso aqui serviu para quebrar o tabu. No dia a dia, a gente acaba não tendo tempo de ser atendida, e às vezes demora meses. Aqui tivemos várias coisas de uma vez. Facilitou demais a vida das pessoas. Minha família toda veio”, contou.

 

Fotos: Flávio Alves / SEI

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude