Maria da Penha Vai à Escola leva conscientização sobre violência de gênero à Escola Maria José Barbosa

A Escola Municipal Maria José Barbosa, localizada no bairro do Janga, recebeu, nesta quarta-feira (22), mais uma edição do projeto Maria da Penha Vai à Escola. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Mulher do Paulista em parceria com a Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Apoio Discente e Articulação Comunitária, contou também com o apoio da Patrulha Maria da Penha do 17º BPM. O objetivo da ação é conscientizar crianças e adolescentes sobre o combate à violência contra a mulher, utilizando o diálogo e a informação como ferramentas de transformação social.

Durante a atividade, os estudantes participaram de uma roda de conversa e de um quiz interativo de perguntas e respostas, conduzido por profissionais da Secretaria da Mulher. Os temas abordados incluíram a Lei Maria da Penha, os diferentes tipos de violência doméstica e o papel dos jovens como agentes multiplicadores de uma cultura de respeito e igualdade.

A secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, destacou a relevância do projeto. “Esse projeto é muito significante, pois leva informações do cotidiano sobre a Lei Maria da Penha. Muitas dessas crianças e adolescentes ainda não sabem identificar os tipos de violência física, psicológica, patrimonial, sexual, moral ou o stalking. Explicamos também o que é uma medida protetiva, os direitos das mulheres e o impacto do machismo estrutural, uma cultura patriarcal que vem de milhares de anos”, afirmou.

A palestra também apresentou a história da Lei Maria da Penha, os tipos de violência previstos e o papel do Estado na garantia dos direitos das mulheres. Para muitos estudantes, o encontro se tornou um espaço de aprendizado e acolhimento.

A gestora da escola, Lucineide Mendonça, reforçou o compromisso da instituição com a educação cidadã. “Trazer o tema da violência contra a mulher para dentro da escola é mais que um dever. Temos a responsabilidade de informar e envolver nossos alunos, pois eles são multiplicadores. Quando saem daqui, levam esse conhecimento para suas casas e comunidades. Já realizamos uma peça teatral sobre o tema no início do ano e agora recebemos mais uma palestra. Nos sentimos honrados com essa parceria”, declarou.

O projeto Maria da Penha Vai à Escola segue cumprindo seu papel de formação, prevenção e transformação social, criando espaços de escuta e fortalecimento para crianças e adolescentes e plantando sementes de respeito, igualdade e justiça dentro e fora da sala de aula.

Fotos: Juan Marvin / SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude