Secretaria de Educação promove ação de acolhimento no Setembro Amarelo 2025

A Secretaria de Educação do Paulista realizou, nesta segunda-feira (15), uma ação de acolhimento com os servidores da pasta, dentro da programação do Setembro Amarelo 2025, mês dedicado à valorização da vida e à prevenção ao suicídio. O encontro aconteceu no prédio da SEPA e teve como objetivo reforçar a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente educacional.

A iniciativa reforça a mensagem do Setembro Amarelo, que busca alertar para a prevenção ao suicídio e incentivar práticas de cuidado e acolhimento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídi

A Secretaria de Educação do Paulista realizou, nesta segunda-feira (15), uma ação de acolhimento com os servidores da pasta, dentro da programação do Setembro Amarelo 2025, mês dedicado à valorização da vida e à prevenção ao suicídio. O encontro aconteceu no prédio da SEPA e teve como objetivo reforçar a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente educacional.

 A iniciativa da Secretaria de Educação reforça a mensagem do Setembro Amarelo, que busca alertar para a prevenção ao suicídio e incentivar práticas de cuidado e acolhimento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é um grave problema de saúde pública: todos os anos, mais pessoas morrem por essa causa do que em decorrência de HIV, malária, câncer de mama, guerras ou homicídios.

 O secretário de Educação, Gilberto Sabino, destacou que a valorização do ser humano deve estar no centro da gestão pública. “O recurso humano é o que move a Secretaria de Educação. Nossos prédios e estruturas são importantes, mas o que dá vida a eles são as pessoas. Por isso, precisamos tratar cada servidor, cada estudante e cada família com o máximo de respeito e cuidado. É esse olhar que garante a construção de uma educação inclusiva e democrática”, afirmou.

O gestor ainda ressaltou que a reflexão proposta pelo Setembro Amarelo precisa ser levada para dentro das escolas. “Devemos sempre nos perguntar: como eu gostaria de ser tratado? O acolhimento começa dentro de nós. É só a partir do amor-próprio que conseguimos enxergar o outro com empatia e respeito”, completou Sabino.

Já o secretário executivo de Desenvolvimento Educacional, Gláucio Ramos, chamou atenção para a importância do autocuidado. “Cada pessoa precisa encontrar sua estratégia de autorregulação. Para mim, a leitura e um bom café são formas de terapia. Para outros, pode ser caminhar na praia, ouvir música ou até mesmo uma conversa. O essencial é que cada um reconheça o que faz bem e pratique isso no dia a dia”, reforçou.

Na ocasião, o gerente de Apoio Discente e Articulação Comunitária, Cássio Souza, convidou os presentes a refletirem sobre o valor da vida. “O brilho maior é o trabalho que realizamos através da educação. Mas antes de tudo, é preciso olhar para si mesmo e perceber que a sua vida é valiosa. Esse reconhecimento é fundamental para que possamos cuidar do outro com mais consciência e amor”, declarou.

.

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude