Ir para o conteúdo

Grupo Fulni-ô encerra ciclo de apresentações no Centro Administrativo de Paulista

O Centro Administrativo de Paulista, localizado no bairro de Maranguape I, foi palco, nesta sexta-feira (24), do encerramento de uma série de apresentações culturais realizadas pelo grupo indígena Fulni-ô. A programação integrou as atividades comemorativas em alusão ao Dia dos Povos Originários, celebrado no dia 19 de abril. As ações foram promovidas pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Política sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, através da Superintendência de Direitos Humanos e da Diretoria de Igualdade Racial.

Durante o evento, o público teve a oportunidade de vivenciar manifestações culturais tradicionais, apresentações de dança e uma exposição de artesanato típico, aproximando a população local da cultura viva dos povos originários. O diretor de Igualdade Racial do município, André Luiz, destacou a relevância da ação como instrumento de inclusão e conscientização. Segundo ele, a iniciativa ultrapassa o caráter celebrativo e se consolida como política pública.

“A sensação é de dever cumprido por termos articulado, junto a outras secretarias, o suporte necessário para garantir dignidade à presença indígena. É um momento de reeducação histórica, que reforça a resistência desses povos na preservação de sua cultura”, afirmou André Luiz.

A secretária de Desenvolvimento Social, Política Sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, Jeieli Santos, ressaltou a importância de integrar as comunidades tradicionais à estrutura da cidade. “Nossa cultura é formada por essas raízes fundamentais, a indígena e a negra. Dar visibilidade ao povo Fulni-ô no Centro Administrativo é reafirmar nosso compromisso com a história de Paulista. Muitas vezes, essas comunidades são relegadas à invisibilidade, e o nosso papel aqui é garantir que eles ocupem seu lugar de direito”, pontuou.

Sikcy Lima, representante do grupo Flishimayá, da comunidade Fulni-ô, destacou que o acolhimento recebido do município e a estrutura oferecida pela Diretoria de Igualdade Racial foram fundamentais para o sucesso do intercâmbio cultural.

“Saímos daqui muito satisfeitos com o acolhimento e o apoio que recebemos da prefeitura e do povo de Paulista. Foi uma oportunidade valiosa para difundir nossa cultura e nosso artesanato. Já estamos planejando retornar no próximo ano com uma organização ainda maior para continuar esse trabalho”, declarou Sikcy Lima.

Com o encerramento das apresentações em Maranguape I, a Prefeitura do Paulista reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade étnico-racial e os direitos dos povos originários.

Foto: Juan Marvin / SEI

Categorias

Compartilhe:

Paulista articula parceria com a FECOMÉRCIO para ampliar qualificação profissional e estimular empreendedorismo

Paulista promove ação do Agosto Dourado com acolhimento e atividades para gestantes

Paulista inicia revitalização da Praça da Bíblia, no Engenho Maranguape

Prefeitura do Paulista divulga programação do 1º Simpósio Municipal dos Direitos Humanos, que acontece nesta quarta-feira (12)

Prefeitura do Paulista avança na análise do projeto de contenção do avanço do mar

Paulista ganha destaque em ranking da VEJA Negócios em áreas sociais e digitais

Paulista encerra Mutirão de Saúde com 1,5 mil atendimentos a pacientes regulados

Paulista realiza mentoria para gestores e vice-gestores com foco no trabalho com gêneros textuais

Oficina de construção de óculos de realidade virtual incentiva inovação na educação do Paulista