Grupo Fulni-ô encerra ciclo de apresentações no Centro Administrativo de Paulista

O Centro Administrativo de Paulista, localizado no bairro de Maranguape I, foi palco, nesta sexta-feira (24), do encerramento de uma série de apresentações culturais realizadas pelo grupo indígena Fulni-ô. A programação integrou as atividades comemorativas em alusão ao Dia dos Povos Originários, celebrado no dia 19 de abril. As ações foram promovidas pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Política sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, através da Superintendência de Direitos Humanos e da Diretoria de Igualdade Racial.

Durante o evento, o público teve a oportunidade de vivenciar manifestações culturais tradicionais, apresentações de dança e uma exposição de artesanato típico, aproximando a população local da cultura viva dos povos originários. O diretor de Igualdade Racial do município, André Luiz, destacou a relevância da ação como instrumento de inclusão e conscientização. Segundo ele, a iniciativa ultrapassa o caráter celebrativo e se consolida como política pública.

“A sensação é de dever cumprido por termos articulado, junto a outras secretarias, o suporte necessário para garantir dignidade à presença indígena. É um momento de reeducação histórica, que reforça a resistência desses povos na preservação de sua cultura”, afirmou André Luiz.

A secretária de Desenvolvimento Social, Política Sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, Jeieli Santos, ressaltou a importância de integrar as comunidades tradicionais à estrutura da cidade. “Nossa cultura é formada por essas raízes fundamentais, a indígena e a negra. Dar visibilidade ao povo Fulni-ô no Centro Administrativo é reafirmar nosso compromisso com a história de Paulista. Muitas vezes, essas comunidades são relegadas à invisibilidade, e o nosso papel aqui é garantir que eles ocupem seu lugar de direito”, pontuou.

Sikcy Lima, representante do grupo Flishimayá, da comunidade Fulni-ô, destacou que o acolhimento recebido do município e a estrutura oferecida pela Diretoria de Igualdade Racial foram fundamentais para o sucesso do intercâmbio cultural.

“Saímos daqui muito satisfeitos com o acolhimento e o apoio que recebemos da prefeitura e do povo de Paulista. Foi uma oportunidade valiosa para difundir nossa cultura e nosso artesanato. Já estamos planejando retornar no próximo ano com uma organização ainda maior para continuar esse trabalho”, declarou Sikcy Lima.

Com o encerramento das apresentações em Maranguape I, a Prefeitura do Paulista reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade étnico-racial e os direitos dos povos originários.

Foto: Juan Marvin / SEI

Categorias

Compartilhe:

Paulista participa do lançamento do Programa Areninhas e será contemplado com três novos equipamentos esportivos

No Janga, Paulista avança nas obras da Upinha 24h e Policlínica Especializada

Prefeitura do Paulista fortalece parceria com Associação de Maranguape I para ampliar capacitação e geração de renda

Em Paulista, programa realiza ações de saúde para pessoas em situação de rua

Paulista inicia 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Oficina formativa e roda de conversa promovem conscientização ambiental e valorização cultural em Pau Amarelo

Moradores de áreas habilitadas em Paulista já podem solicitar Saque Calamidade do FGTS de até R$ 6.220

Prefeitura do Paulista promove ações do Junho Violeta de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa

Paulista encerra Semana Municipal do Meio Ambiente 2026 com ampla programação de educação ambiental