Ir para o conteúdo

Em Paulista, Secretaria de Saúde disponibiliza exame de tuberculose para pessoas em situação de rua

A Secretaria de Saúde do Paulista está realizando um trabalho de busca ativa para identificar casos de tuberculose entre pessoas em situação de rua. Nesta quarta-feira (11), a equipe responsável pela ação realizou exames de escarro em 25 usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Dona Aderita (Centro POP). A abordagem também acontece em vias públicas do município.

Após a coleta, as amostras são encaminhadas ao Centro de Endemias e Análises Médicas (CEAMP). As pessoas que tiverem diagnóstico positivo serão acompanhadas e tratadas pela rede municipal de saúde.

O acompanhamento é realizado pela equipe do Consultório na Rua, responsável por disponibilizar a medicação e monitorar o tratamento, que tem duração mínima de seis meses.

DOENÇA – A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch e transmitida pelo ar, principalmente quando a pessoa infectada tosse ou espirra. A doença afeta principalmente os pulmões e pode provocar sintomas como tosse persistente, febre, suor noturno e perda de peso.

Foto: Cortesia

Categorias

Compartilhe:

Prefeitura do Paulista inicia nova etapa de pavimentação e leva melhorias à Avenida Benjamin, em fragoso 

Prefeitura do Paulista avança com obras de drenagem na Rua Peru, no Engenho Maranguape

Paulista recebe doação de fotografias históricas que retratam a memória do município

Prefeitura do Paulista e Governo do Estado concluem 100% da terraplanagem na Estrada do Catolé

Paulista em parceria com DPCA promove palestra sobre bullying e cyberbullying para alunos de escola municipal no Janga

Paulista inicia articulação para criação de comitê de políticas públicas para pessoas em situação de rua

Prefeitura do Paulista e Governo do Estado realizam visita técnica em obras na Jaguarana, Pau Amarelo e Fragoso

Paulista realiza pré-campanha de vacinação antirrábica em dois pontos neste sábado (17)

Paulista inicia formação de 233 aprovados em concurso para a Guarda Municipal e agentes de trânsito