Paulista realiza 3ª edição da Feira de Artesãos 60+

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, realiza nesta quinta (5) e sexta-feira (6), a 3ª edição da Feira de Artesãos 60+. O evento acontece em frente à Igreja de Santa Isabel, no Centro, e foca na inclusão da população idosa, complementando a renda e fortalecendo os vínculos sociais. Também estão sendo ofertados massoterapia, corte de cabelo feminino e vacinas contra hepatite e tétano. 

 

O diretor da Pessoa Idosa, Joel Ferreira, destacou a consolidação da iniciativa. “Nesta terceira edição, já percebemos uma aceitação maior tanto das artesãs quanto do público. As pessoas estão abraçando o projeto, que garante 100% da lucratividade para os participantes e também funciona como um espaço de pertencimento, já que esse ainda é um grupo muitas vezes invisibilizado pela sociedade”, afirmou.

 

Ferreira também explicou que a feira integra o planejamento de longo prazo da política municipal voltada ao público idoso. “Estamos trabalhando isso dentro do Plano Municipal da Pessoa Idosa, com a perspectiva de transformar a feira em uma lei municipal, garantindo sua continuidade independentemente de mudanças de gestão e fortalecendo o calendário festivo da cidade”, completou.

 

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Amanda de Ramos, a iniciativa apresenta avanços visíveis desde a primeira edição. “Hoje, nesta feira, já vejo um formato muito mais robusto, mais bonito e mais alegre. Na primeira vez, ainda estávamos ensaiando, dando os primeiros passos, e agora é visível o quanto o projeto amadureceu. Além de movimentar o comércio local, a feira cria oportunidades reais para que as pessoas 60+ empreendam e socializem”, declarou.     

 

Para a dona de casa Claudete Francisca, de 60 anos, que é usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) II, as atividades desenvolvidas nos CRAS tiveram impacto direto na sua saúde mental. “Eu estava passando por um caso de depressão e encontrei aqui um ótimo remédio. Fiz novas amizades que eu quero levar para o resto da vida”, afirmou. 

 

“Muitas vezes a gente adoece porque se isola. Nos CRAS e nos Centros de Convivência, existem oportunidades de estar com outras pessoas e aprender coisas novas. Precisamos buscar o que nos diverte e faz bem. Lá, eu encontrei esse apoio. Estou muito feliz e pretendo ficar por lá por bastante tempo”, complementou a dona de casa. 

 

Fotos: João Gonçalves / SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude