Paulista realiza nova ação conjunta de combate a desmatamento ilegal e ocupações irregulares na Mata do Frio

Nesta terça-feira(25), a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou mais uma operação conjunta na Mata do Frio, nos limites do bairro de Jardim Paulista Baixo, com o objetivo de combater o desmatamento ilegal na área e conter o avanço de cercas e construções irregulares.

Durante a operação foram removidas cercas e demolidas edificações inacabadas erguidas de forma ilegal. Também foi realizada a remoção de poste de iluminação e cortes de energia.

A operação, coordenada pelo major da reserva Cláudio Batista, superintendente municipal de Meio Ambiente, contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDURB, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, além da equipes da Polícia Civil e do Grupamento de Apoio Tático Itinerante (GATI) do 17º Batalhão da Polícia Militar.

As ações, que estão sendo realizadas regularmente pela prefeitura na Mata do Frio, visam cumprir uma decisão judicial. A determinação envolve tanto a empresa proprietária do terreno quanto a Prefeitura do Paulista, que deverão adotar as medidas necessárias para restabelecer o local como um parque municipal, conforme determina a legislação ambiental.

De acordo com o secretário da SEMMA, André Raposo, a Mata do Frio é uma Unidade de Conservação Municipal com uma área de 42,7 hectares do bioma Mata Atlântica de relevante interesse ecológico e as operações buscam agir de maneira preventiva para conter o desmatamento no local além das recorrentes edificações irregulares.

“O objetivo da operação é conter o avanço das invasões e das construções irregulares dentro da área de preservação. As ações deverão prosseguir com foco na proteção permanente da Mata do Frio e da preservação do patrimônio natural, bem como no cumprimento da legislação ambiental”, salientou o secretário municipal de Meio Ambiente.

A Coordenadora da Fiscalização Ambiental, Maria de Fátima do Amaral, servidora municipal há 45 anos, ressalta a importância do cumprimento da ação judicial para a consolidação do Parque Municipal Mata do Frio.

“Nós já fizemos o plantio de cerca de 200 espécies de árvores que foram derrubadas pelos invasores, para a construção de habitações irregulares e demarcação de terrenos. E a sentença judicial é bem clara quando determina a retirada das construções dessa área de proteção ambiental. Temos, aqui, aproximadamente 42 hectares de área pública de proteção ambiental que serão cercados pela Prefeitura para darmos início a um Plano de Manejo. A iniciativa irá catalogar diferentes espécies que integram a fauna e a flora da região, além do cadastro de antigas moradias. Após esta ação, deverá ser realizado um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)”, explicou.

Fotos: Juan Marvin /Secretaria Executiva de Imprensa -SEI

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude