Prefeitura do Paulista realiza reunião com mães de crianças com microcefalia no município

Nesta segunda-feira (21), as secretarias municipais de Governo e Gabinete, Saúde e Habitação se reuniram com mães de crianças com microcefalia na Prefeitura, para discutir soluções habitacionais para este público prioritário. O objetivo do encontro foi esclarecer a atuação da prefeitura no que diz respeito ao acesso a imóveis para famílias em situação de vulnerabilidade, com destaque para as mães que têm filhos com microcefalia.

A reunião contou com o grupo de mães, representadas por Iris Santos, da União de Mães de Anjos; o vice-prefeito, Felipe Andrade; o secretário executivo de Habitação, Rodrigo Ferreira; a advogada e assessora especial de Habitação, Virgínia Barreto; a secretária de Saúde, Shisneyda Furtado; a secretária executiva de Saúde, Sônia Arruda; o Secretário de Governo e Gabinete, Fabiano Santos; e o secretário executivo de Governo e Gabinete, Agrailson de Ramos.

Na ocasião, Virgínia Barreto ressaltou o compromisso da prefeitura com a causa. “Entendemos e nos solidarizamos com a situação dessas mães. Atualmente, temos projetos em andamento para a construção de moradia popular em parceria com o Governo do Estado. Além disso, estamos finalizando as formalidades para o início de outro empreendimento habitacional. Assim que o cadastro municipal de habitação for lançado, essas famílias terão prioridade na fila de espera”, explicou.

O cadastro municipal de habitação será gratuito e estará disponível para todos os munícipes. No entanto, a contemplação nos programas de habitação de interesse social dependerá de critérios específicos, como a renda familiar e o fato de o inscrito não possuir imóvel próprio. O cadastro também permitirá a inclusão do candidato em grupos prioritários, caso atenda aos requisitos estabelecidos.

A representante da União de Mães de Anjos ressaltou a urgência da questão habitacional para essas famílias. “A demanda por moradia é uma pauta antiga para nós. Muitas mães vivem em situação de vulnerabilidade. Embora as questões de vacinação e transporte estejam funcionando bem, a habitação é uma preocupação. Em Paulista, temos 18 crianças nesta condição e queremos garantir que essas famílias tenham acesso a moradias seguras e adaptadas às necessidades de seus filhos”, afirmou Iris Santos.

A secretária de Saúde, Shisneyda Furtado, também detalhou as ações da pasta para apoiar as mães. “Temos trabalhado para garantir que essas mães recebam os insumos necessários, como fraldas, medicamentos e fórmulas especiais. Também oferecemos transporte para as terapias fora do município. Em um dos casos de vulnerabilidade discutidos hoje, já enviamos a assistente social para realizar o atendimento e buscaremos parcerias para ajudar essa mãe”, explicou.

Fotos: Fabiano Alves / SEI

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude