Paulista integra oficialmente o NIOJ Maria da Penha da RMR e reforça enfrentamento à violência contra a mulher

O município de Paulista passou a fazer parte do Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimento de Ordens Judiciais (NIOJ) Maria da Penha, inaugurado na manhã desta sexta-feira (30) pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Fórum de Olinda. A iniciativa amplia e fortalece a rede de proteção às mulheres em situação de violência doméstica na Região Metropolitana do Recife.

Além de Olinda, que recebe a sede metropolitana, o serviço atenderá mulheres residentes em Paulista, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, oferecendo um atendimento integrado e especializado para o cumprimento das medidas protetivas de urgência, garantindo mais agilidade, segurança e acompanhamento às vítimas.

Durante o evento, a secretária executiva da Mulher de Paulista, Fabrina Juliana, reforçou o compromisso do município com as políticas de enfrentamento à violência de gênero. “Hoje, Paulista dá um grande passo na defesa das mulheres. O NIOJ chega como uma ferramenta importante para dar suporte e segurança às mulheres vítimas de violência, tornando-se um instrumento de proteção para todas as mulheres paulistenses”, destacou.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a prefeita de Olinda, Mirella Almeida; o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros; magistrados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); além de representantes do Governo do Estado e da Secretaria da Mulher de Pernambuco, enfatizando a importância do evento para a ampliação da rede de proteção das mulheres.

A coordenadora Estadual da Mulher do TJPE, desembargadora Daisy Andrade, ressaltou, em sua fala durante a cerimônia, a importância da chegada do núcleo na Região Metropolitana, citando a experiência exitosa de Caruaru. “Em 2024, houve uma redução de 75% nos casos de feminicídio em relação a 2023 e um aumento no cumprimento das medidas protetivas: atualmente, 80,5% são concedidas em até 24 horas. Acreditamos que a instalação deste núcleo, seguindo o modelo de Caruaru, trará uma mudança significativa na proteção às mulheres”, explicou a desembargadora.

O NIOJ atuará com a colaboração direta de oficiais de justiça do TJPE, selecionados para trabalhar exclusivamente com medidas protetivas, e conta com o apoio da Polícia Militar e das prefeituras municipais no cumprimento das ordens judiciais. As mulheres vítimas de violência doméstica recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar nas áreas jurídica, psicossocial e profissionalizante, incluindo cursos promovidos pelas prefeituras para promover sua autonomia financeira.

Fotos: Juan Marvin / SEI

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude