Por Geraldo Moreira
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou nesta segunda-feira (22) o resultado do concurso “São João de Comunidade – Minha Rua é Mais Junina”, iniciativa que valorizou o empenho dos moradores na decoração e promoção das tradições juninas nos bairros do município.
A seleção das ruas vencedoras foi realizada por uma comissão formada por profissionais da Secretaria de Cultura e Turismo e representantes da sociedade civil, por meio do Conselho Municipal de Política Cultural.
As quatro ruas escolhidas receberão um “Combo Cultural Junino”, composto por apresentações artísticas, palco, iluminação e sistema de som, garantindo uma grande celebração de São João junto à comunidade. As programações ocorrerão simultaneamente na próxima terça-feira (23), a partir das 20h.
As comunidades vencedoras foram:
* Rua Ipubi, em Arthur Lundgren I, com apresentações de Diógenes de Lima e da cantora Fátima Marinho;
* Rua C-3, na Mirueira, com a participação do ator Triell Andrade, interpretando o personagem Totonho, além de apresentação de um Trio Pé de Serra;
* Rua 92, em Maranguape I, com o ator Tenório, interpretando o personagem Tio Silvinho, e show do cantor Ruan Gabriel;
* Rua Superior, no Nobre, com os atores Mônica Holanda e Leno Pereira, interpretando os personagens Tonho e Tonha.
Moradora da Rua C-3, na Mirueira, a professora aposentada Jássia Maria da Silva Santos, de 69 anos, comemorou o resultado e destacou o envolvimento da comunidade na realização das festividades.
“Para mim é um prazer, porque sempre fazemos as decorações, mas nunca com o objetivo de concorrer. Este ano, meu filho e Patrícia sugeriram que fizéssemos a inscrição. Temos um grupo aqui da Rua C-3 que sempre promove festas em datas comemorativas e resolvemos participar. O resultado foi esse: fomos escolhidos e vamos abrilhantar ainda mais a nossa festa”, afirmou.
Na Rua Ipubi, em Arthur Lundgren I, a comemoração também foi marcada pela emoção dos moradores. O operador industrial Péricles Magno, de 48 anos, ressaltou o esforço coletivo para conquistar a premiação.
“Estamos muito felizes. Vivíamos uma ansiedade tremenda e, graças a Deus, fomos contemplados com essa vitória. Foi um trabalho muito árduo, com a colaboração de todos os moradores. Houve muito esforço e dedicação de toda a comunidade. Só temos a agradecer à Prefeitura do Paulista e à Secretaria de Cultura por essa oportunidade”, declarou.
O concurso integra a programação junina promovida pela gestão municipal e tem como objetivo incentivar a participação popular, fortalecer os laços comunitários e preservar as tradições culturais nordestinas por meio da valorização dos festejos realizados nos bairros.
Fotos: Chico Peixoto / SEI
























