A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), promoveu nesta quinta-feira (25), no Clube Municipal do Nobre, a primeira seletiva para a Copa Pernambucana de Foot Table. O evento reuniu praticantes da modalidade de diferentes faixas etárias, que disputaram vagas para representar o município na competição estadual.
Ao todo, 12 atletas foram selecionados para integrar a equipe de Paulista na Copa Pernambucana de Foot Table. Além da classificação, os competidores contemplados receberão um ano de filiação à Federação Pernambucana de Futmesa, com direito à carteira de atleta federado, o que permitirá a participação em competições oficiais promovidas pela entidade durante o período de um ano.
O vice-presidente da Federação Pernambucana de Futmesa, Fabiano Simões, destacou que esta foi a primeira seletiva oficial realizada no município de Paulista. Segundo ele, a iniciativa representa um importante passo para ampliar as oportunidades dos atletas locais e fortalecer a modalidade na cidade.
“Os atletas selecionados representarão a cidade de Paulista na Copa Pernambucana, que será realizada no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife. Quem avançar na etapa estadual conquista vaga para o Campeonato Brasileiro, em Fortaleza, e, posteriormente, poderá disputar o Mundial. É um esporte que está em ascensão, disciplina, transforma vidas e queremos que cada vez mais pessoas conheçam o Foot Table”, afirmou.
Segundo Fabiano, o formato da disputa torna as partidas rápidas e bastante dinâmicas.
“Na seletiva utilizamos partidas de dez pontos corridos. Em média, cada confronto dura cerca de cinco minutos, mas muitas vezes termina antes disso. É um esporte muito ágil e emocionante”, explicou.
O superintendente de Esportes do Paulista, Emmanuel Soares, ressaltou que a iniciativa amplia as oportunidades para atletas da cidade e fortalece a modalidade no município.
“A realização dessa seletiva demonstra o compromisso da Prefeitura em incentivar novas modalidades esportivas e criar oportunidades para que nossos atletas possam competir em nível estadual, com possibilidade de avançar para competições nacionais. Estamos muito felizes em proporcionar esse momento aos praticantes do Foot Table de Paulista.”
O secretário de Educação e Esportes, Gilberto Sabino, enfatizou a importância do investimento no esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social.
“O esporte é uma importante ferramenta de cidadania, disciplina e formação de valores. A Prefeitura do Paulista segue investindo em ações que incentivam diferentes modalidades esportivas, ampliando oportunidades para crianças, jovens e adultos representarem o nosso município com orgulho.”
A Copa Pernambucana de Foot Table reunirá representantes de cerca de 50 municípios do Estado. A competição tem previsão de ser realizada no mês de julho, no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife. Os classificados na etapa estadual disputarão vagas para o Campeonato Brasileiro, etapa que poderá garantir classificação para o Mundial da modalidade.
Fotos: Marcos Nascimento/SECOM





